• Matéria: Sociologia
  • Autor: betinasimioni
  • Perguntado 8 anos atrás

1
Em uma perspectiva histórica, sabemos que as experiências de regimes políticos democráticos foram raras e pontuais.

Conforme Augusto de Franco, o primeiro sistema autocrático estável com o advento do Estado sumeriano foi praticamente, tempo de autocracia, não de democracia propriamente.

Se pudéssemos contar o tempo histórico das chamadas civilizações como um dia de 24 horas, tivemos democracia ou melhor experiências localizadas de democracia por apenas 96 minutos (livro-texto).



Com base no texto acima, bem como na leitura dos capítulos 6 ao 10 do livro-texto da disciplina, explique a crise da democracia representativa liberal (a crise das instituições modernas) na contemporaneidade, bem como o impacto que as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) tem sobre as instituições democráticas (o Congresso Nacional, os Partidos, à Presidência da República, a Administração Pública em geral).





Você poderá pesquisar em jornais e revistas (Veja, Isto É, Folha de São Paulo, Estadão, Exame, site do IBOPE etc), pesquisas de opinião que demonstrem a descrença dos brasileiros nas instituições e na política.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0
Olá!


Inicialmente, o texto dialoga com a falta de representatividade democrática em nosso país.

Deste modo, para ser mais exato, vemos que essa descrença do sistema político ocorre principalmente pela corrupção promovida por políticos e grandes empresários.

Assim, seguindo essa linha de pensamento, vemos que as tecnologias de informação e comunicação vem tendo um papel importante na exposição desses fatores, além do intercâmbio de ideias entre outros países e grupos.


Até a próxima. 
Perguntas similares