A definição do conceito de Qualidade de Vida é objeto de estudo de vários pesquisadores ao longo do tempo. Não há apenas uma definição, mas entende-se que a Qualidade de Vida apresenta um teor abstrato e subjetivo. Nesse sentido, as discussões em torno do conceito de Qualidade de Vida têm sido realizadas a partir de duas perspectivas: o enfoque tradicional e a abordagem histórica (SILVA; MASSAROLLO, 1998).
Sintetize como cada uma dessas abordagens discute a Qualidade de Vida, assinalando a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O enfoque tradicional procura compreender e estudar os determinantes da qualidade de vida.
b. A abordagem histórica busca identificar se há ou não qualidade de vida, segundo critérios e categorias preestabelecidos.
c. O enfoque tradicional busca identificar se há ou não qualidade de vida, segundo critérios e categorias preestabelecidos.
d. No enfoque tradicional inclui-se a dimensão cultural, entendendo-a como parte integrante da identidade do indivíduo e condição essencial para a cidadania.
e. Na abordagem histórica, os pesquisadores utilizam-se de instrumentos para determinar se há Qualidade de Vida, como por exemplo: Qualidade de Vida Ligada à Saúde (QVLS), World Health Organization Quality of Life (WHOQOL), Índice de Desenvolvimento Humano, entre outros.
Respostas
respondido por:
24
O enfoque tradicional busca identificar se há ou não qualidade de vida, segundo critérios e categorias preestabelecidos.
respondido por:
6
Olá, tudo bem?
a. O enfoque tradicional procura compreender e estudar os determinantes da qualidade de vida.
A qualidade de vida, de acordo com o enfoque tradicional, está relacionada aos determinantes estatísticos que estejam associados com longevidade, bem-estar físico e mental, e saúde, como um todo.
Dessa forma, a qualidade de vida se dá pelo agrupamento destes elementos, para que possa ser mensurada, e além disso, estimulada.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás