O século XIX presencia a eclosão de inúmeras revoluções proletárias na Europa, e tal ímpeto classista revolucionário chega ao Brasil com os imigrantes na virada do século XIX para o XX. Abaixo temos alguns exemplos de organizações classistas de trabalhadores no Brasil, no final do século XIX e por todo o século XX: Assinale as assertivas que contém estes exemplos e depois marque a alternativa correta. A Colônias anarquistas, Greve geral de 1917, Organizações operárias urbanas, O “partidão”, As Ligas Camponesas. B A revolução industrial, Greve geral de 1917, e a guerra do contestado. C Revoluação francesa e a Organizações operárias urbanas, D O “partidão”, guerra de canudos, e as Ligas Camponesas.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa correta é a A.
As colônias anarquistas, a Greve Geral de 1917, as Organizações operárias urbanas, o “partidão” e as Ligas Camponesas são alguns dos exemplos dos movimentos classistas dos trabalhadores no Brasil, do fim do século XIX e todo o século XX.
São claros exemplos da luta de classes, expressão derivada dos trabalhos do sociólogo Karl Marx, usada para definir o confronto entre duas classes distintas: a burguesia e proletariado.
O proletariado estaria condicionado à burguesia no sistema capitalista e, por isso, deveria unir-se e lutar contra as imposições daqueles que são donos dos meios de produção e exploram a mão de obra proletária em busca do lucro.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás