• Matéria: História
  • Autor: Galadriel7953
  • Perguntado 8 anos atrás

O trono inglês é transmitido por hereditariedade. Com a morte do rei ou da rainha assume seu filho mais velho e, na inexistência dele, a filha mais velha. Quais são as vantagens e desvantagens da hereditariedade em cargos do Estado? Explique seu ponto de vista

Respostas

respondido por: makmorales
22
Olá,

Na prática, a hereditariedade sanguínea sempre foi muito prejudicial para qualquer estado, seja ele "democrático" (não há estado democrático cujo poder seja transmitido pela hereditariedade) ou mesmo um império, como no caso dos romanos.

Isso ocorre porque apenas por direito sanguíneo pessoas incompetentes poderiam ocupar cargos muito importantes. Podemos citar o exemplo disso no Império Romano, onde para ter o orgulho de possuir parentes no poder, os imperadores colocavam todo o Império em crise, já que seus filhos não eram competentes. Marco Aurélio nomear seu filho Cômodo é um exemplo claro disso.

A única "vantagem", por assim dizer, ocorre quando o parente consegue manter a união nacional, a cultura e o poder; como também ocorreu no Império Romano.

Nos dias de hoje isso é impensável.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares