• Matéria: Sociologia
  • Autor: julianameg11p88fjs
  • Perguntado 8 anos atrás

Questão 1/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Centrado na razão humana e não mais na religião, este sistema foi proposto por Immanuel Kant (1724-1804). Para esse importante filósofo alemão, o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano (ser racional), por meio do uso da razão, da necessidade de obedecer certas regras, ou “imperativos categóricos”. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 1.
Enunciado: De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa que faz a melhor análise.

I – Segundo o pensamento de Kant, devemos tratar a humanidade e próximo como um fim, e nunca como um meio;

II – Kant acreditava que a humanidade poderia ser usada como meio. Para ele os fins justificavam os meios;

III – Kant acreditava que um ato bom é aquele praticado por todos, indistintamente;

IV – Kant acreditava que os atos de bondade deveriam ser analisados contextualmente. Portanto, seu pensamento não buscava procedimentos de validade universal;

A - Apenas as assertivas I e III estão corretas

B - Apenas as assertivas I, II e III estão corretas

C - Apenas as assertivas II e III estão corretas

D - Apenas as assertivas III e IV estão corretas

E - Apenas as assertivas II, III e IV

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2
Vamos analisar as proposições para poder responder.

A proposição I é verdadeira. Para Kant, a ética e a moral deveriam ser estabelecidas com vistas a razões superiores e universais, os ditos Imperativos Categóricos. 

A proposição II é falsa, pois Kant era contrário às éticas contextuais, pois ele julgava que uma ação não universalizável não tinha o rigor necessário para estabelecer uma "ciência da moral". Assim como a ciência natural é regida por leis universais, assim deveria ser a moral.

A proposição III é verdadeira, apesar de possuir uma formulação um quanto tanto estranha. Uma ação realizada por todos, ou possivelmente realizada por todos, independente do contexto, era uma das principais características da fundamentação da moral em Kant.

A proposição IV é falsa, pois Kant, como já foi exposto, opunha-se ao contextualismo ético, que julgava pouco rígido e passível de incorreção.

É correta, por conta disto que foi exposto, a alternativa A.
Perguntas similares