• Matéria: Direito
  • Autor: edineidesiderio
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o excerto a seguir.
“Hobbes era medroso e seu medo fez com que produzisse a tese pela qual o medo era o motor da história. Para não mais ter medo, todos deveriam delegar seus direitos ao soberano, o Leviatã, o monstro marinho que buscaria a paz. Todos sabemos da ideia de contrato de Hobbes. Ali nasce a ideia da lei como interdição. Ali nasce a modernidade. O pai Estado interdita. Entre civilização e barbárie, escolhemos a civilização... E isso tem um custo. Freud leu Hobbes. O superego é o ‘Estado’ de nossa psiquê. O Id nos incita a cair na gandaia — busca-se a satisfação imediata sem tomar conhecimento das circunstâncias da realidade; o Ego nos dá o sentido da realidade e o Superego é a nossa instância judiciária. Ou seja, há uma relação entre a função restritiva do Estado e as paixões naturais humanas e em Freud as forças instintivas”.
STRECK, L. L. O estagiário dirá, diariamente: Dra. Raquel, lembra-te da Constituição. Consultor Jurídico, 18 set. 2017. Disponível em:. Acesso em: 13/03/2018.
Considerando a leitura do excerto e os conhecimentos adquiridos no texto-base sobre Hobbes, Locke e Rousseau, analise as afirmativas a seguir, atribuindo-lhes os valores V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O estado de natureza de Locke é o estado de guerra de todos contra todos e por isso é necessário o Estado absoluto que garanta a paz.
II. ( ) Ao destacar que “entre civilização e barbárie, escolhemos civilização” o autor quer destacar a formulação de Hobbes de que o homem é um animal político, sempre disposto a perseguir seus interesses.
III. ( ) O estado de natureza hobbesiano é aquele no qual predomina a insegurança, pois a guerra é sempre iminente ante a busca dos homens por seus interesses fundamentais.
IV. ( ) A referência ao medo como motor da história diz respeito ao estado de natureza rousseauniano, uma vez que, no início, os homens eram maus, mas, depois, tornam-se bons.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
a.
V, F, V, F.
b.
F, V, V, F.
c.
F, F, F, V.
d.
V, F, F, F.
e.
F, F, V, F.

Respostas

respondido por: jhonymedeiros42
19

Resposta:

F, F, V, F.

Explicação:

A resposta está correta.

Perguntas similares