• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabrieldiasbarbosa
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual é a diferença entre a concepção bíblica e à grega para o dualismo/alma? Por que essa diferença era um problema durante os primeiros séculos da era Cristã?

Respostas

respondido por: raquelmorena4
24
A origem deste modelo nada tem a ver com a revelação bíblica, mas, sim, com uma religião pagã do século VII ª C , a assim chamada "Religião Órfica da Trácia", na Grécia antiga. A partir desta origem, a concepção binária ou dualista do homem passou por toda uma história de evolução e adaptação, até finalmente se fixar também no cristianismo.
respondido por: lulupom07pdo483
3

A filosofia grega dizia que havia dois mundos no homem – a alma- conhecido como o mundo das ideias e –o corpo- mundo concreto. A alma era eterna e divina e o corpo era perecível.

Segundo algumas concepções o cristianismo apoderou dessa ideologia grega e constitui paro ser as mesmas formas, sendo que atribui ainda a ressurreição da alma, a dicotomia reside no fato de para os filósofos a alma era imortal, enquanto os cristãos diziam que a alma perecível, mas, poderia alcançar uma ressurreição.

Esses pensamentos foram difíceis de serem aceitos dentro da própria logica do cristianismo, já que há passagens na bíblia que não fala de ressurreição e em outras atribui a ressurreição dos mortos.plicação:

Perguntas similares