• Matéria: História
  • Autor: CatLadeira
  • Perguntado 8 anos atrás

durante a revolução industrial, as cidades industriais eram ocupadas de maneira igualitária por todos os habitantes? por quê? nos dias de hoje as cidades reproduzem as diferenças sociais? cite exemplos para justificar sua resposta
mínimo de cinco linhas please

Respostas

respondido por: fernandbm
718
Não, com o começo da Revolução Industrial as cidades começaram a ser ocupadas de maneira desordenada, pois com a grande migração de pessoas do campo para a cidade (Êxodo Rural) as cidades não possuíam infraestrutura nem planejamento urbano adequado e suficiente para a demanda da população acentuando a desigualdade.

As cidades atuais também são reflexos do Êxodo Rural, em que a grande migração de pessoas do campo para as cidades estas sem a devida infraestrutura também ocasionava a ocupação das áreas periféricas e áreas de risco. A exemplo das favelas nas grandes metrópoles do Sudeste do Brasil.

CatLadeira: MUITO OBRIGADA!!!!!
fernandbm: De nada eu que agradeço!
respondido por: eduardospagnolo
13

Durante a Revolução Industrial, não havia uma ocupação igualitária das cidades industriais em consequência do crescimento considerável na ocupação dos camponeses para as cidades, o êxodo rural. Nos dias de hoje, ainda podemos ver, nas cidades, essas diferenças sociais, como veremos no texto:



Revolução Industrial e o Êxodo Rural

Devido a um dos fatores principais para o acontecimento da Revolução Industrial, a política de cercamento de terras -ocorrida durante o século XVI, o qual era responsável pela expropriação de terras comunais para alimentar as necessidades do mercado- aumentou exponencialmente o êxodo rural.

O cercamento de terras intensificou o estado de pobreza dos camponeses gerando assim um movimento em massa dessas pessoas do campo para as cidades.

Divisão Populacional das Cidades

Com as terras voltadas para os mercados, os camponeses foram para as cidades para venderem sua mão de obra para as indústrias, trabalhando como operários nas fábricas.



As cidades industriais não tinham ocupação igualitária. Enquanto o proletariado vivia em aglomerados dos centros urbanos, às vezes à beira de fábricas, os donos das fábricas os burgueses passaram a viver em bairros mais nobres das cidades, afastados de todo o caos das metrópoles.

Períodos Atuais

Nos dias de hoje ainda vemos essas diferenças sociais nas cidades, a classe trabalhadora ainda é ocupante das residências mais próximas ao comércio, normalmente nos centros das cidades. Enquanto a classe mais alta, vive em bairros mais afastados, calmos e longe de todo esse movimento do mercado.



Não igualando as situações mas fazendo um paralelo de modelo ocupacional de regiões, podemos ver o exemplo do Brasil que são as favelas, onde por um processo histórico conhecido como a escravidão.


Após a abolição, com pouco espaço para o trabalho assalariado nos centros urbanos, devido ao racismo e preconceito, houve o aumento populacional do campo para as cidades os povos negros foram postos a margem da sociedade, longe dos bairros nobres.


Saiba mais sobre Revolução Industrial aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9439144

Anexos:
Perguntas similares