PERGUNTA 1
A seguir, dados da pesquisa GEM 2016 (publicada em 2017):
As análises comparativas da intensidade empreendedora entre países, embora sejam cercadas de dificuldades em função da complexidade que está presente na dinâmica de desenvolvimento social e econômico, é possível de serem feitas com base nos resultados da pesquisa GEM. Para isso, adota a classificação de países que foi estabelecida pelo Fórum Econômico Mundial – WEF (Global Competitiveness Report). Esta classificação utiliza indicadores sobre o tamanho do PIB, renda per capita e quota de exportação de produtos primários.
Disponível em acesso em 23/04/2018 às 18:30h
De acordo com essa classificação e com as características empreendedoras de nosso país, o Brasil integra o grupo:
a.
Dos países impulsionados por fatores – são caracterizados pela predominância de atividades com forte dependência dos fatores trabalho e recursos naturais
b.
Dos países impulsionados por características – são predominantes em atividades que dependem dos fatores de trabalho.
c.
Dos países impulsionados por complexos fatores e características – são complexos em todas as atividades com forte dependência dos fatores trabalho, recursos naturais e sociais.
d.
Dos países impulsionados pela eficiência – são caracterizados pelo avanço da industrialização e ganhos em escala, com predominância de organizações intensivas em capital.
e.
Dos países impulsionados pela inovação – são caracterizados por empreendimentos intensivos em conhecimento e pela expansão e modernização do setor de serviços.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
A seguir apresentamos um texto da Revista PEGN o perfil de um empreendedor:
Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento. O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sabido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada. Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. Ou seja, dominar o ramo de atividade.
Disponível em < https://revistapegn.globo.com/> acesso em 24/04/2018 às 12:40h
Todo empreendedor possui características muito semelhantes entre si e que fazem a diferença em diversos momento, seja diante da rotina ou de alguma ideia inovadora. Com base nas informações e nas características abaixo descritas, determine as que são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Só é empreendedor quem nasce com tal característica, não sendo possível desenvolver o empreendedorismo ao longo da vida.
( ) O empreendedor está propenso aos riscos, mas direciona a sua atenção na busca de soluções para o alcance de seus objetivos.
( ) O objetivo de todo o empreendedor é ser milionário antes de qualquer coisa.
( ) O empreendedor tem extrema facilidade de comunicação e persuasão, sendo muito valorizados pelo senso de liderança, ao qual estimulam os seus pares.
Agora, assinale a alternativa que mostra a sequência correta de alternativas verdadeiras e falsas.
a.
V; V; V; V
b.
F; V; V; V
c.
F; F; V; V
d.
V; V; F; V
e.
F; V; F; V
Respostas
Pergunta número 1: A alternativa B é a que melhor se aplica como correta. Dos países impulsionados por características – são predominantes em atividades que dependem dos fatores de trabalho.
Partindo deste ponto, vemos que o Brasil de fato depende de fatores de trabalho, pois mesmo crescendo em diversos setores, ele ainda tem uma grande interferência estrangeira em seus métodos de trabalho, principalmente dos Estados Unidos e Europa, sendo os que mais possuem empresas em nosso território.
Pergunta 2: A alternativa que melhor se aplica como correta é a letra E. F; V; F; V.
A incoerência da segunda e última alternativa se dão pelo fato do empreendedorismo poder sim ser desenvolvido ao longo da vida, e, em segundo lugar cada indivíduo que desenvolve um empreendimento tem seu próprio objetivo, que pode não ser exatamente ficar milionário.
Até a próxima.
Resposta:
Pergunta:
A seguir, dados da pesquisa GEM 2016 (publicada em 2017):
"As análises comparativas da intensidade empreendedora entre países, embora sejam cercadas de dificuldades em função da complexidade que está presente na dinâmica de desenvolvimento social e econômico, é possível de serem feitas com base nos resultados da pesquisa GEM. Para isso, adota a classificação de países que foi estabelecida pelo Fórum Econômico Mundial – WEF (Global Competitiveness Report). Esta classificação utiliza indicadores sobre o tamanho do PIB, renda per capita e quota de exportação de produtos primários.
RESPOSTA: Dos países impulsionados pela eficiência – são caracterizados pelo avanço da industrialização e ganhos em escala, com predominância de organizações intensivas em capital.
Explicação: Segundo o próprio GEM 2016/2017, o Brasil encontra-se entre os países em desenvolvimento, sendo assim, está entre os países impulsionados pela eficiência, pois são caracterizados pelo avanço da industrialização e organizações intensivas em capital, ou seja, organizações que correm muito mais riscos, uma vez que necessitam de maior investimento de instituições financeiras. O empreendedor brasileiro acaba sendo o único que empreende por necessidade.