“O século XIX presencia a eclosão de inúmeras revoluções proletárias na Europa, e tal ímpeto classista revolucionário chega ao Brasil com os imigrantes na virada do século XIX para o XX.”
De acordo com esta realidade, assinale a alternativa correta.
A Não há organizações classistas de trabalhadores no Brasil, devido à cultura de submissão e apatia do povo brasileiro, cultura essa construída historicamente.
B Colônias anarquistas, organizações operárias urbanas, ligas camponesas são alguns exemplos de organizações classistas de trabalhadores no Brasil no século XVIII.
C O ímpeto classista revolucionário nunca chegou, efetivamente, ao Brasil.
D Apesar da criação de discursos contrários a essa ideia, os trabalhadores do Brasil sempre se organizaram para reivindicar seus direitos, mesmo nos períodos de repressão intensa e brutal por parte dos governos.
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1
Vamos analisar as alternativas.
A alternativa A apresenta um discurso do senso comum que, ao analisarmos a sociedade, percebemos ser falso. Movimentos classistas pela moradia ou pela reforma agrária, como o MTST e o MST, são exemplos de movimentos deste tipo existentes no país, assim como os inúmeros partidos políticos de aspirações socialistas, que são, por sua própria natureza, classistas.
A alternativa B apresenta, aparentemente, um erro. Ela afirma que havia, no Brasil, uma série de organizações políticas e sociais no século XVIII que só iriam, efetivamente, surgiu no século XIX. Por conta disto, é a alternativa errada. Se o erro aqui for tipográfico, de modo que deveria ter sido escrito Séc. XIX onde se lê Séc. XVIII, seria a alternativa correta.
A alternativa C apresenta outra posição de senso comum que a história mostra ser falsa. A Sabinada, a Balaiada, a Inconfidência Mineira e a Guerra dos Farrapos, assim como a Revolta da Chibata mostram que, ao contrário do que se pensa, o ímpeto classista revolucionário foi bastante presente em nossa história.
É correta, assim, a alternativa D, por tudo aquilo que foi anteriormente exposto.
A alternativa A apresenta um discurso do senso comum que, ao analisarmos a sociedade, percebemos ser falso. Movimentos classistas pela moradia ou pela reforma agrária, como o MTST e o MST, são exemplos de movimentos deste tipo existentes no país, assim como os inúmeros partidos políticos de aspirações socialistas, que são, por sua própria natureza, classistas.
A alternativa B apresenta, aparentemente, um erro. Ela afirma que havia, no Brasil, uma série de organizações políticas e sociais no século XVIII que só iriam, efetivamente, surgiu no século XIX. Por conta disto, é a alternativa errada. Se o erro aqui for tipográfico, de modo que deveria ter sido escrito Séc. XIX onde se lê Séc. XVIII, seria a alternativa correta.
A alternativa C apresenta outra posição de senso comum que a história mostra ser falsa. A Sabinada, a Balaiada, a Inconfidência Mineira e a Guerra dos Farrapos, assim como a Revolta da Chibata mostram que, ao contrário do que se pensa, o ímpeto classista revolucionário foi bastante presente em nossa história.
É correta, assim, a alternativa D, por tudo aquilo que foi anteriormente exposto.
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