• Matéria: ENEM
  • Autor: karolziinhagiir
  • Perguntado 8 anos atrás

Nas videoaulas de Ética, Ciência e Tecnologia apresentou-se que a ética é uma das mais antigas reflexões da Filosofia ocidental. Entretanto, diferentes abordagens são propostas para analisar as ações no campo ético. De acordo com isto, podemos afirmar que:


I. Segundo Aristóteles, a ética está preocupada com a adequação das ações e tem como principais orientadores o caminho do meio e a busca do bem e da felicidade

II. A perspectiva de Aristóteles é deontológica, ou seja, por meio dela podemos extrair imperativos de como agir corretamente na sociedade.

III. O utilitarismo é uma corrente teórica do século XVIII, que tem como principais representantes Bentham e Mill. A avaliação da adequação ética das ações, segundo esta corrente se dá pela análise da relação dano-benefício que determinada ação produz na sociedade. Caso o benefício prevaleça esta ação pode ser considerada correta, segundo este referencial. Qual ou quais estão certas?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1
A afirmativa I está correta, pois a ética aristotélica é caracterizada pela busca da eudaimonia, ou bem-estar. Aristóteles também defende a hipótese de que a virtude é um meio-termo entre dois vícios, meio-termo que varia de sujeito para sujeito.

A afirmativa II está incorreta, pois a ética aristotélica é eudaimônica, e não deontológica. Para Aristóteles, por exemplo, a ética tem um caráter contextual e não-definitivo, algo que contradiz a perspectiva deontológica.

A afirmativa III está correta, embora o Utilitarismo só tenha se popularizado no século XIX, surge no século XVIII e corresponde à definição da ética como um exercício de maximização do bem-estar e minimização dos males, como exposto.

Sendo assim, são corretas as afirmativas I e III.
Perguntas similares