Na rotina da clínica veterinária é comum pacientes debilitados chegarem a consulta, ou até na emergência, com quadro de edema. O edema é quando tem acúmulo de líquido no interstício ou em cavidades do corpo do animal, ocasionada por alteração da homeostase vascular.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos 3 tipos principais de fatores de ocorrência de edema.
Escolha uma:
a. Aumento da pressão hidrostática intravascular; Alteração da pressão oncótica; Obstrução da drenagem do líquido intersticial pelos vasos linfáticos. Correto
b. Diminuição da pressão hidrostática intravascular; Alteração da pressão oncótica; Aumento da drenagem do líquido intersticial pelos vasos sanguíneos.
c. Aumento da pressão hidrostática intravascular; Alteração da pressão oncótica; Obstrução da drenagem do líquido intersticial pelos vasos sanguíneos.
d. Diminuição da pressão hidrostática intravascular; Aumento ou Diminuição da pressão oncótica; Obstrução da drenagem do líquido intersticial pelos vasos sanguíneos.
e. Alteração da pressão hidrostática intravascular; Alteração da pressão oncótica; Aumenta da drenagem do líquido intersticial pelos vasos linfáticos.
Respostas
O edema é uma das principais causas que aparecem em uma clínica veterinária.
O aumento da pressão hidrostática, seja por excesso de líquidos ou por falta de excreção dos mesmos, é um grande fator causador de edema, pois o liquido se acumula naquele local congestionando o sistema linfático, causando edema.
Se o sistema linfático já estiver obstruído ou com algum problema, mesmo que não haja aumento na pressão hidrostática, ocorrerá edema.
Alterações na pressão osmótica também podem causar edema, seja por excesso ou por falta. Alguns líquidos precisam das proteínas plasmática para serem transportados adequadamente.
Resposta: C. Aumento da pressão hidrostática intravascular; Alteração da pressão oncótica; Obstrução da drenagem do líquido intersticial pelos vasos linfáticos. Correto