• Matéria: Direito
  • Autor: strieder26
  • Perguntado 8 anos atrás

Dispõe o inciso XVIII da Declaração Universal dos Direitos do Homem, datada de 1948: “Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião. Este direito incluí a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.” O problema dessa liberdade de crença surge quando entram em jogo o princípio da autonomia e o dever do médico de tentar salvar a vida do seu paciente. Sobre o princípio da autonomia. Diante do exposto, analise a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
O médico pode ultrapassar a vontade de um sujeito, maior, capaz, sempre e em qualquer circunstância.

b.
Quando se trata de si próprio, a recusa a receber tratamento, não é auto executória em relação ao médico, na medida em que não se funda diretamente nos direitos fundamentais envolvidos.

c.
O Código de Ética Médica, estabelece que todo médico pode efetuar qualquer procedimento médico sem o esclarecimento e o consentimento prévios do paciente ou de seu responsável legal.

d.
Ninguém pode ser constrangido a consultar um médico ou submeter-se a um tratamento contra sua vontade livre e consciente manifestada.

e.
Interpretando o Código de Ética Médica, se o paciente correr risco de vida, o direito à vida não é predominante.

Respostas

respondido por: Susanafgs
69
Ninguém pode ser constrangido a consultar um médico ou submeter-se a um tratamento contra sua vontade livre e consciente manifestada. CORRETA PELO AVA.

gesielcarvalho: correto
respondido por: IrisMayumi
20
Resposta Correta:
Ninguém pode ser constrangido a consultar um médico ou submeter-se a um tratamento contra sua vontade livre e consciente manifestada.  
Perguntas similares