• Matéria: Direito
  • Autor: nica1410p5xwr4
  • Perguntado 8 anos atrás

“O aviso poderá ser trabalhado ou indenizado. No primeiro caso, o empregado cumpre o período prestando serviços na empresa; enquanto que, no segundo, recebe em dinheiro o valor correspondente ao aviso. Quem decide se o aviso será trabalhado ou indenizado é a pessoa que a concede, ou seja, o empregador na hipótese de dispensa sem justa causa, e o empregado na hipótese de pedido de demissão.”



Com base no texto, analise as seguintes afirmativas:

I- O período de aviso prévio de 30 dias será acrescido de três dias por ano de serviço trabalhado na mesma empresa até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.

II - O aviso prévio será concedido na proporção de 60 (sessenta) dias aos empregados que contem até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa.

III - Inexiste na lei critério de proporcionalidade entre o tempo de serviço prestado e o período de aviso prévio em nosso ordenamento jurídico.

IV - O aviso prévio será concedido no prazo máximo de oitenta dias, conforme a situação de cada trabalhado.

Agora, assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
21
Boa tarde!


No que diz respeito a Lei trabalhista em relação ao aviso prévio, temos que este será para ao trabalhador, cuja dispensa não foi dada por justa causa, e deverá respeitar o valor dos últimos salários para a base de seu pagamento.

Além disso, ao cumprir o aviso prévio este ocorrerá no prazo de 30 dias, caso trabalhador esteja na empresa, por até um ano, e para cada ano trabalhado será acrescentado 3 dias, e a quantidade total de dias não pode ser superior a 90 dias.

Alternativa correta I

nica1410p5xwr4: ok obrigada
panfarealexandp5xtp5: CORRETO - I - O período de aviso prévio de 30 dias será acrescido de três dias por ano de serviço trabalhado na mesma empresa até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.
Perguntas similares