"O currículo tem uma especificidade muito particular. Todos os que dele participam e todos os que têm ingerência sobre o currículo, não o fazem de maneira neutra. Trata‐se de uma área impregnada de valores, ideologias, forças, interesses e necessidades e exige, para uma definição mais exata, a explicitação de um quadro de referência filosófica, histórica, política". (MALTA, Shirley Cristina Lacerda. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. In: Espaço do Currículo, v.6, n.2, p.340-354, maio a agosto de 2013). A partir do conhecimento sobre currículo, relacione as colunas abaixo: A) Teoria Tradicional B) Teoria Crítica C) Teoria Pós – Crítica 1. Questionar o conhecimento corporificado no currículo e de deslocar a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder. 2. São as conexões entre significação, identidade e poder que passam, então, a ser enfatizadas. Para esta teoria, o currículo está irremediavelmente envolvido nos processos de formação pelos quais nós nos tornamos o que somos. O currículo é uma questão de identidade e poder. 3. O currículo era concebido como uma questão simplesmente técnica, pois se resumia em discutir as melhores e mais eficientes formas de organizá‐lo e aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes pretendendo ser apenas teorias neutras, científicas ou desinteressadas. Assinale a alternativa que a apresenta a sequência correta: Selecione uma alternativa: a) A1 – B2 – C3 b) A3 – B1 – C2 c) A3 - B2 – C1 d) A2 – B1 – C3 e) A2 – B3 – C2
Respostas
O currículo, surge como um cronograma de atividades que devem ser cumpridas para chegar a tal posição, no caso da educação, para que o mesmo se forme ele deve seguir adequadamente o currículo.
Deste modo, a educação, a segurança e saúde fazem parte diretamente da formação do indivíduo, devendo ser uma condição inclusa na formação do currículo, desenvolvendo esse aluno de forma inclusiva, o auxiliando inclusive na formação o senso crítico e socialização.
Em sua base pedagógica ele deve ser reelaborado dependendo das condições de cada instituição podendo levar até 10 anos, devendo definir e organizar atividades necessárias para a aprendizagem.
Por fim, ele possui caráter político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, atuando de forma coletiva e individual na sociedade.
Projeto pedagógico:
https://brainly.com.br/tarefa/15957984