• Matéria: História
  • Autor: evellyn555silva
  • Perguntado 8 anos atrás

O escritor Gilberto Freyre, em casa grande e senzala, faz uma extensa análise da sociedade brasileira, enfatizando as relações supostamente próximas entre senhores e escravos antes da abolição da escravidão, em 1888, e o caráter benigno do imperialismo português que teria impedindo o surgimento de revisões raciais rígidas no Brasil além disso o sociólogo pernambucano defendia que a miscigenação entre brancos indígenas e negros teria levado ao surgimento de uma meta-raça

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
183
Você esqueceu o restante da pergunta. Forneço-o:

Acerca da definição do mito da democracia racial , assinale o que for correto:

I-O mito da democracia refere-se à ideia de que, em um país que possui diferentes etnias em sua formação , não há discriminação e preconceito racial - Ideia essa , que não se aplica em sua realidade.

II-Esse mito está ligado a afirmação de que não há preconceito racial, embora este exista de forma mascarada, que ficam evidentes nos índices que evidenciam o abismo social e econômico existente entre as diferentes etnias em uma sociedade.

III- O mito da democracia por ser definido como o reconhecimento da igualdade de direitos e o respeito ás etnias diferentes , sem preconceito ou discriminação.

IV-O mito é o desejo de muitos sociólogos de acabar com o preconceito entre negros e brancos por meio da conscientização e da educação para a diversidade.

A- Somente as alternativas I e II estão corretas.
B-Somente as alternativas III e IV estão corretas.
C- Somente as alternativas II,III e IV estão corretas.
D- Somente as alternativas I e III estão corretas.
E-Somente as alternativas I,III e IV estão corretas.

O mito da democracia racial é a ideia do senso comum de que no Brasil não existe e nunca existiu preconceito ou discriminação, pois todos são membros da mesma raça - a raça dos mestiços - de modo que ninguém seria discriminado.

Nesta perspectiva, são corretas as afirmativas I e II, pois revela-se que esta posição não é refletida pela realidade, que mostra, em dados estatísticos, que apesar do discurso da "democracia racial", brancos, negros e nativos possuem situações sociais bastante distintas.

A afirmativa III está equivocada pois repete o equívoco e não reconhece a inverdade representada por este mito.

A afirmativa IV, por sua vez, não diz respeito àquilo que é pedido pela questão.

Com isto em mente, são corretas apenas as afirmativas I e II, sendo correta a alternativa A.
respondido por: xlrm
31

Resposta:

- O mito da democracia refere-se a ideia de que, em um pais que possui diferentes etnias em sua formação , não ha discriminação e preconceito racial - Ideia essa , que não se aplica em sua realidade.

- Esse mito está ligado a afirmação de que não há preconceito racial, embora este existe de forma mascarada, mas que ficam evidentes nos índices que evidencia o abismo social e econômico existente entre as diferentes etnias em uma sociedade.

Perguntas similares