• Matéria: Filosofia
  • Autor: priscilaluz170p3hi4m
  • Perguntado 8 anos atrás

teoria do individuo de stuart mill

Respostas

respondido por: mariana1954
30

Os outros dois expoentes da Teoria do Indivíduo foram o jurista e filósofo inglês Jeremy Bentham (1748-1832) e o economista e filósofo britânico Stuart Mill (1806-1873). Ambos defendem as mesmas ideias no que diz respeito aos indivíduos.

A corrente defendida por Bentham e Mill diz que o homem é apenas um ser que possui desejos e prazeres e que esses devem ser buscados a todo custo. Para atingir isso, os homens criaram uma ciência moral e ética exata, como a matemática, que busca o ápice do prazer e a atenuação da dor. Resumidamente, a finalidade da existência do homem é o prazer.

Ao contrário do pensamento de Locke, que diz que todos os indivíduos nascem e vivem em igualdade, já que a natureza lhes proporciona os mesmos benefícios, Bentham e Mill defendem que a igualdade não é natural, e sim construída em meio à sociedade.

Para Bentham e Mill, o indivíduo é utilitarista, ou seja, a sociedade tem a obrigação de buscar a igualdade já que essa é muito mais útil para a produção dos prazeres. Além disso, eles não vêem com bons olhos nenhuma relação de subordinação, como patrão-empregado, ricos-pobres, homem-mulher.


Perguntas similares