Em razão de seu caráter participativo, o processo decisório japonês, à primeira vista, talvez pudesse ser classificado como soma-um. Mas isso seria equívoco. Ele é um sistema soma-zero, no qual a única e definitiva fonte é o poder simbólico do on, do giri e do gimu, que a todos submete. São fundamentos do processo decisório japonês a decisão coletiva e o papel do on. (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.) Sobre estes fundamentos decisórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. A decisão coletiva – somente algumas decisões organizacionais são coletivas e existentes a coobrigação entre todos, na forma de deveres giri de participar. II. A decisão coletiva – as decisões não são tomadas fora de um contexto social ou organizacional. III. O papel do on – na organização, como todos são devedores do nushi no on, todos têm a obrigação de honrar o chefe e o patrão. A Apenas a afirmativa I está correta. B Apenas a afirmativa II está correta. C Apenas a afirmativa III está correta. D Apenas as afirmativas I e II estão corretas. E Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
8
Olá! 

A alternativa que melhor se aplica como correta é a letra EApenas as afirmativas II e III estão corretas.

Deste modo, podemos observar que o processo decisório japonês deve ser feito em todos os casos coletivamente, pois assim, os diferentes grupos poderão atuar em suas funções tendo participação não só na produtividade da empresa mas nas tomadas de decisão que serão úteis para melhorias.


Sendo assim, é importante que o chefe e o patrão seja honrado e tratado com respeito, não só por questões trabalhistas mas como parte da cultura japonesa, onde o mesmo representa um pilar entre os ali presentes.


Até a próxima. 
Perguntas similares