Em relação à filosofia moderna e ao contexto histórico e cultural em que foi produzida a modernidade, é falso afirmar: A filosofia cristã ressurgiu de maneira forte, como forma de retorno aos clássicos escolásticos que defendiam a impossibilidade da razão humana chegar aos mistérios da fé. A Reforma Protestante, ao defender o livre exame da Palavra de Deus, abalou a fonte da autoridade e a tradição, representada pela Igreja. O humanismo Renascentista foi buscar o seu lema no filósofo grego da sofística, Protágoras, em seu célebre fragmento: O homem é a medida de todas as coisas. A descoberta de um Novo Mundo abala a confiança na antiga concepção geográfica do mundo e nos principais autores que tematizavam os aspectos naturais, tais como a fauna e a flora. O modelo astronômico defendido por Copérnico e Galileu questionou os pressupostos metafísico e teológicos da época baseados na Sagrada Escritura, em Aristóteles e em Ptolomeu.
Respostas
respondido por:
10
Alternativa A. A filosofia Cristã ressurgiu de maneira forte, como forma de retorno aos clássicos escolásticos que defendiam a impossibilidade da razão humana chegar aos mistérios da fé.
respondido por:
3
A filosofia cristã ressurgiu de maneira forte, como forma de retorno aos clássicos escolásticos que defendiam a impossibilidade da razão humana chegar aos mistérios da fé.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás