Controladoria-Geral do Distrito Federal informou nesta segunda-feira (13/02/17) ao G1 que não recebeu nenhum comunicado do DFtrans – responsável pela gestão do transporte público – sobre uma possível fraude no sistema de bilhetagem. No sábado (11/2/17), o DFtrans disse ao G1 que "o caso havia sido repassado", tanto à Controladoria-Geral, quanto à Polícia Civil. As fraudes podem ter adulterado mais de 1 milhão de cadastros do sistema de bilhetagem, incluindo usuários do Passe Livre Estudantil, do vale-transporte e dos cartões magnéticos do Metrô. O caso é apurado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Decap), da Polícia Civil, pela Controladoria e pelo próprio DeFtrans.A denúncia foi mostrada com exclusividade pelo G1, e aponta que invasores “burlaram” o sistema para falsificar dados e mascarar desvios na compra e venda de passagens. A falha no sistema pode causar um prejuízo milionário ao GDF” (JORNAL O GLOBO: DFTrans não repassou denúncia sobre fraude em bilhetagens, diz Controladoria. 13/02/2017). Disponível em Acesso em 12/08/2017.

Considerando um exemplo prático da controladoria na reportagem do Jornal o Globo e a importância das ferramentas de controles na administração pública, discorra sobre a hierarquia e a estrutura da Controladoria Geral da União Federal e sua missão institucional.


brunoleitejb: ALGUÉM SABE A REPOSTA

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
4

O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) se estrutura em uma divisão em quatro partes que possuem atuação em organizações entre si.  

A Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) possui atuação na  criação, coordenação e incentivo a programas, ações e normas.

A Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) possui função de controle interno do Poder Executivo Federal.

A Corregedoria-Geral da União (CRG) apresenta atuação no combate à impunidade na Administração Pública Federal.

A Ouvidoria-Geral da União (OGU) tem como função a supervisão técnica das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal.

Bons estudos!

Perguntas similares