A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Acerca das influências da cultura africana nas manifestações artísticas brasileiras, analise as seguintes afirmativas. I. A capoeira é um jogo de origem Africana, que foi trazido para o Brasil, pelos negros escravizados. Inicialmente era uma forma de luta e resistência. II. A música e a dança se misturam. Várias manifestações brasileiras apresentam características desta matriz nos instrumentos, no ritmo, som e expressão corporal. III. Uma das influências desta cultura na arte se revela por meio da simbologia africana, na pintura corporal, nos adornos, produção de máscaras com significado místico, iconografia baseada na arte étnica. IV. É possível perceber grande influência africana na arquitetura, por meio da exuberância das talhas enriquecidas por detalhes feitos em ouro e, principalmente no uso de beiras e sobrados que permanecem até os dias atuais. Agora, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta Correta: Somente as afirmativas I, II e III estão corretas:
I. A capoeira é um jogo de origem Africana, que foi trazido para o Brasil, pelos negros escravizados. Inicialmente era uma forma de luta e resistência.
II. A música e a dança se misturam. Várias manifestações brasileiras apresentam características desta matriz nos instrumentos, no ritmo, som e expressão corporal.
III. Uma das influências desta cultura na arte se revela por meio da simbologia africana, na pintura corporal, nos adornos, produção de máscaras com significado místico, iconografia baseada na arte étnica.
De fato, I, II e III estão corretas.
Bem, existe uma importância na valorização do legado Africano e da ciência, assim como da tecnologia.
Para ser mais exato, essa relação se dá na transmissão do saber, através de pesquisas e participação da comunidade para analisar a história e a cultura Africana.
Ou seja, a cultura Africana não deve ser só transmitida junto das ciências humanas, sua valorização deve se dar inclusive no ensino da química, considerando seu terreno e seus avanços tecnológicos.