Umas das principais atividades de manejo é também conhecida como manejo sanitário, que representa os cuidados para se evitar que enfermidades comuns possam atingir os animais e afetar o rebanho e a cadeia produtiva, promovendo sanidade à criação animal. As vacinas e a transferência de imunidade passiva ao cordeiro, pelo colostro, são importantes ferramentas para garantir saúde.
Sobre imunidade por vacinas e colostro no rebanho ovino ou características do tipo de placenta nesses animais, assinale a alternativa que apresenta afirmações verdadeiras.
Escolha uma:
a. Os ovinos apresentam um tipo de placenta denominada cotiledonária, formada por cotilédones, que são vilosidades sobre a superfície coriônica, sendo que nos ruminantes essa estrutura se funde a carúncula, formando macro cotilédones.
b. Para que a transferência de imunidade ativa da ovelha para o cordeiro por meio do colostro ocorra de forma saudável, a mãe deve estar bem nutrida e saudável para que produza o colostro rico em anticorpos, principalmente em IgM (anticorpo de cadeias pesadas tipo M).
c. O colostro deve ser ingerido no período entre 24 a 36h pós-parto, para que todas as imunoglobulinas sejam rapidamente absorvidas pelos enterócitos presentes no intestino do neonato. Incorreto
d. Os fetos recebem uma quantidade muito baixa de anticorpos durante o período embrionário e fetal, pois a produção natural de imunoglobulinas pelo cordeiro demora semanas para iniciar, sendo fundamental a ingestão do colostro materno, que representa a imunidade passiva e natural, processo também denominado como transferência de imunidade passiva ou TIF.
e. Após alguns meses da ingestão do colostro, há uma elevação acentuada dos anticorpos maternos transferidos, quando começa a haver a queda da produção de anticorpos naturalmente produzidos pelo cordeiro, é após este período que começam a ser aplicadas as primeiras vacinas, pois o cordeiro já é capaz de responder imunologicamente.
Respostas
respondido por:
27
c. Os fetos recebem uma quantidade muito baixa de anticorpos durante o período embrionário e fetal, pois a produção natural de imunoglobulinas pelo cordeiro demora semanas para iniciar, sendo fundamental a ingestão do colostro materno, que representa a imunidade passiva e natural, processo também denominado como transferência de imunidade passiva ou TIF.
respondido por:
4
Os fetos recebem uma quantidade muito baixa de anticorpos durante o período embrionário e fetal, pois a produção natural de imunoglobulinas pelo cordeiro demora semanas para iniciar, sendo fundamental a ingestão do colostro materno, que representa a imunidade passiva e natural, processo também denominado como transferência de imunidade passiva ou TIF. Correto
Corrigido pelo AVA.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás