• Matéria: Saúde
  • Autor: evelyncalheiros
  • Perguntado 8 anos atrás

O Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva de mudar a lógica da assistência curativa para o modelo de atenção integral, vem ao longo dos anos investido na Atenção Primária em Saúde, tendo a Saúde da Família como estratégia para reorganizar a Atenção Básica. Os sistemas de saúde no mundo são diversos, alguns têm preconizado a Atenção Primária em Saúde, porém cada país tem modelo próprio.

Discuta as atribuições da Estratégia de Saúde da Família e como é o processo de trabalho. Pensando nos sistemas Comparados em Saúde, como é o sistema de saúde no Brasil e cite quais os países que apresentam modelo de Atenção Primária em Saúde semelhantes ao brasileiro.

Respostas

respondido por: viniciuspilardosul
63
a ideia em si própria não é ruim o sistema do SUS consiste no programa ESus onde é feito um levantamento dos casos mais ocorridos em determinadas áreas Estados cidades etec..
com o intuito de tomar ações preventivas....
o a forma de como o sistema do SUS e apricado que não é eficaz pois o próprio governo visa o corte de gastos optando por matérias de baixa qualidade se tornando ineficaz
comparando a sistemas de primeiro mundo podemos perceber logo e início que sao totalmente particulares os órgão de saúde porém a qualidade é ótima no entanto a renda dos cidadãos de primeiro mundo possibilita que eles possam pagar pela saúde
enquanto que no Brasil a saúde é de graça porém sabe..... né é de uma péssima qualidade

viniciuspilardosul: por favor marca como melhor resposta e crica no botão de agradecer
damaryskjb: faltou os países que apresentam modelo de Atenção Primária em Saúde semelhantes ao brasileiro
niii2: Espanha é um exemplo
niii2: Ingraterra e outros países europeu
respondido por: marigiorgiani
3

Atribuições da ESF e como é o processo de trabalho

Todos os profissionais envolvidos na estratégia de saúde da família, seja ele médico, enfermeiro, psicólogo, odontologista, fisioterapeuta ou outra profissão, têm como atribuições:

• Conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis, com ênfase nas suas características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas.

• Identificar os problemas de saúde e situações de risco mais comuns às quais aquela população está exposta.

• Elaborar, com a participação da comunidade, um plano local para o enfrentamento dos problemas de saúde e fatores que colocam em risco a saúde.

• Executar, de acordo com a qualificação de cada profissional, os procedimentos de vigilância à saúde e de vigilância epidemiológica, nas diferentes fases do ciclo de vida.

• Valorizar a relação com o usuário e com a família, para a criação de vínculo de confiança, de afeto, de respeito.

• Realizar visitas domiciliares de acordo com o planejamento.

• Resolver os problemas de saúde no nível de atenção básica.

• Garantir acesso à continuidade do tratamento dentro de um sistema de referência e contrarreferência para os casos de maior complexidade ou que necessitem de internação hospitalar.

• Prestar assistência integral à população adscrita, respondendo à demanda de forma contínua e racionalizada.

• Coordenar, participar de e/ou organizar grupos de educação para a saúde.

• Promover ações intersetoriais e parcerias com organizações formais e informais existentes na comunidade para o enfrentamento conjunto dos problemas identificados.

• Fomentar a participação popular, discutindo com a comunidade conceitos de cidadania, de direito à saúde e as suas bases legais.

• Incentivar a formação e/ou participação ativa da comunidade nos Conselhos Locais de Saúde e no Conselho Municipal de Saúde.

• Auxiliar na implantação do Cartão Nacional de Saúde.

Como é o sistema de saúde no Brasil e quais países apresentam modelo de APS semelhantes ao brasileiro

O Brasil conta com o Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange todas as complexidades (desde a atenção primária até o transplante de órgãos). Todos os cidadãos brasileiros são cobertos por esse sistema.

A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

Outros países que possuem um sistema universal de acesso à saúde são Reino Unido, Canadá, Austrália, França e Suécia.

Saiba mais sobre o SUS em https://brainly.com.br/tarefa/6650891

Anexos:
Perguntas similares