• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jtrinalvimp8fwjk
  • Perguntado 8 anos atrás

DESAFIO
A crise da educação brasileira é cultural.
Em 2013, conforme artigo da revista EXAME (2013), o Brasil atingiu seu ápice nesse ano (referência 2013) onde alcançou o penúltimo lugar no ranking mundial sobre educação. Foram 36 países pesquisados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), e o país alcançou a marca do 35º lugar nesse ranking, ficando à frente apenas do México. Esse instrumento de pesquisa sobre a educação promovida pela OCDE apresenta de forma consistente a fragilidade do ensino, tanto no Brasil, quanto em outros países.

Ao que se refere ao Brasil, o problema parece ser cultural, uma vez que as estruturas políticas do ensino permanecem as mesmas do período colonial. Apesar das iniciativas positivas de várias frentes do Estado sobre a educação no país, problemas como a dicotomia do ensino (escola para rico e outra para pobre) permanecem. As verbas direcionadas ao ensino nacional de base têm sido reduzidas e, em muitos casos, redirecionadas para outros níveis da educação e ou ações do Estado (CASTRO, 2013).

As manifestações e greves de professores da rede pública de ensino têm se tornado recorrentes ano após ano. A parceria escola/família, não tem se efetivado. As escolas têm assumido um papel para o qual não foram designadas: serem cuidadores de crianças e adolescentes. Dando-lhes orientação básica de higiene, como por exemplo, escovar os dentes, usar sabonete e tomar banho ou dando-lhes ensinamentos sobre como ser educado na sociedade, como dar bom dia ou boa noite, agradecer um favor, mastigar de boca fechada e etc. A falta de recursos mínimos para o exercício do magistério em sala de aula e a falta de uma boa infraestrutura escolar (prédios novos ou restaurados, salas equipadas, uma biblioteca com acervo adequado, quadras de esporte, merenda escolar saudável) são problemas que devem ser pensados e sanados diante a urgência e fragilidade do nosso ensino.

É, pois, diante a esses problemas e outros tantos, que se pode perceber o quanto a nossa educação está deficiente e carente de soluções reais, capazes de atender de forma efetiva as demandas de boa educação.

Vamos ao desafio!

Orientações: Para realizar este desafio, você deverá:

1. Identificar, no texto, pelo menos três problemas educacionais que ainda permanecem no nosso sistema escolar.
2. Comentar cada um dos itens identificados propondo sugestões possíveis de serem empreendidas no sistema educacional.
3. Buscar em outras fontes tais como a internet, livros e revistas para elaborar a resposta.
4. Essas sugestões deverão ser apresentadas em tópicos separadamente.

Respostas

respondido por: analuizahonorap8w7y9
20
Desafios apontados no texto que poderão ser comentados e propostas sugestões:

1) Baixa proficiência dos alunos, refletido no PISA (avaliação da OCDE)
2) Modelo tradicional de educação que ainda perdura na maioria dos contextos escolares 
3) Dicotomia do ensino baseada na divisão de classes
4) Baixo investimento em educação ou má gestão dos recursos
5) A falta de valorização dos profissionais da Educação
6) A ausência da família e da comunidade escolar no processo educativo
7) Infraestrutura precária

O site Nova Escola traz boas sugestões as quais você pode se inspirar.
Bom trabalho!
respondido por: BrenoSousaOliveira
6

Os problemas da educação brasileira estão relacionados a maneira como a aula é dada aos alunos.

Educação brasileira

O Brasil é um dos Países que mais gasta com educação nas escolas, no entanto, continua entre um dos piores do mundo em questão de aprendizado. Isso acontece devido a ausência de metodologia na hora de aplicarem o aprendizado.

1- Podemos citar três problemas educacionais na educação brasileira: Falta de metodologia, a ausência de tecnologia nos estudos e a falta de preparo dos professores em dar aulas dinâmicas.

2-

  1. Falta de metodologia: A metodologia é a forma como o professor ensinará seus alunos. Se ele não conhece a maneira de se dar aula, então não conseguirá fazer isso com eficiência.
  2. Ausência de tecnologia: A tecnologia está em todas as partes hoje, menos na educação. Ao usarmos ela para educarmos nossos alunos, estaremos usando meios de facilitar o aprendizado.
  3. Aulas dinâmicas: Sem aulas dinâmicas que insiram os alunos dentro do contexto da aula, eles jamais vão aprender de forma correta.

3- Podemos ler sobre isso em livros educacionais, de cunho de prática pedagógica, etc.

Para saber mais sobre o ensino nas escolas brasileiras, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/20371132?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares