• Matéria: Biologia
  • Autor: nuzieligarcia150
  • Perguntado 8 anos atrás

O cheiro de “terra molhada” que sentimos logo após uma chuva deve-se à presença de uma substância conhecida como geosmina, cuja estrutura é mostrada abaixo. Esta substância é liberada na atmosfera por bactérias que vivem no solo conhecidas como Actinomicetos. O olfato humano possui alta sensibilidade para geosmina, por isso consegue captar sua presença no meio na concentração de 5ng L-1 .

Respostas

respondido por: camilafortes13
42

Olá!!!

Parece que sua questão está incompleta. Creio que se refere a essa questão:

O cheiro de “terra molhada” que sentimos logo após uma chuva deve-se à presença de uma substância conhecida como geosmina, cuja estrutura é mostrada abaixo. Esta substância é liberada na atmosfera por bactérias que vivem no solo conhecidas como Actinomicetos. O olfato humano possui alta sensibilidade para geosmina, por isso consegue captar sua presença no meio na concentração de 5ng L-1.

*IMAGEM ANEXADA*

De acordo com a estrutura da geosmina, representada acima, quantos possíveis estereoisoêmeros esta molécula pode formar, teoricamente, tendo como base o número de carbonos assimétricos?

a) 2

b) 4

c) 5

d) 6

e) 8

RESOLUÇÃO:

ALTERNATIVA CORRETA LETRA E

Quando uma questão pede que calculemos a quantidade de estereoisoêmeros, ela está se referindo ao número de isômeros opticamente ativos. O número de isômeros opticamente ativos pode ser calculado a partir do número de carbonos quirais (carbono assimétrico). A partir da quantidade de carbonos assimétricos nós podemos aplica-lo em uma formula: 2^C* (C*= número de carbonos assimétricos).

É importante destacar que essa fórmula só pode ser utilizada se os carbonos assimétricos forem diferentes. Portanto na estrutura da geosmina nós podemos identificar 3 carbonos assimétricos (representados no anexo).

Então. 2³ = 8 estereoisoêmeros.

Espero ter ajudado!!

Anexos:
Perguntas similares