Respostas
depressão
sentimento de frustração
insatisfação com a vida
dificuldades cognitivas
espero que tenho ajudado
O Desemprego é talvez a palavra mais falada, comentada e anunciada da atualidade. A maioria das pessoas já conhece o impacto social e económico que o desemprego provoca. No entanto, é ao nível psicológico que o desemprego desencadeia consequências graves que condicionam o quotidiano de quem sempre viveu do trabalho.
A nível nacional nunca as taxas de desemprego atingiram níveis tão elevados, abalando o equilíbrio emocional das pessoas afetadas por ele.
Embora o custo económico do desemprego seja elevado, não há valor monetário que traduza adequadamente o custo humano e psicológico dos extensos períodos de desemprego persistente e involuntário.
Consequências Psicológicas e Sociais do Desemprego:
Os longos períodos de desemprego traduzem-se em maus estar psicológico, intimamente ligadas à deterioração do seu bem-estar físico, bem como à desagregação social:
Transtornos mentais leves,Depressão,Diminuição da auto estima,Sentimento de frustração e insatisfação com a vida,Dificuldades cognitivas.Estas são as principais consequências psicológicas, provocadas por uma situação de desemprego prolongado.