Atuar na área da saúde, como profissional, é uma tarefa complexa que demanda o intercurso de vários campos de conhecimento. Desta forma, não apenas o médico, mas um variado leque de trabalhadores de saúde necessita ser organizado de forma a aumentar a capacidade dos serviços de resolver problemas e produzir efetivamente saúde.
Diante disso, diferentes campos disciplinares, a partir da observação da própria prática científica e dos corpos de discursos por ela alimentados, podem se organizar em diversas composições, como:
I. Multidisciplinaridade - Disciplinas que simultaneamente tratam de uma dada questão, problema ou assunto, sem que os profissionais implicados estabeleçam entre si efetivas relações no campo técnico ou científico.
II. Transdisciplinaridade - Integração das disciplinas, baseada em um sistema de vários níveis e com objetivos diversificados, onde sua coordenação é assegurada por referência a uma finalidade comum, com tendência à horizontalização das relações de poder.
III. Interdisciplinaridade - Implica uma axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas, cujas relações são definidas a partir de um nível hierárquico superior, ocupado por uma delas. Existe uma tendência à verticalização das relações de poder entre os campos implicados.
Considerando-se as diferentes composições entre campos disciplinares, para a caracterização de equipes de trabalho em saúde, pode-se afirmar que:
Respostas
respondido por:
48
I e II, estão corretas
respondido por:
13
Resposta: I e II, estão corretas
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás