Respostas
O significado das relações sul-sul é controverso e envolve a caracterização, a cooperação ou a relação entre países que têm desafios sociais, políticos e econômicos mais ou menos similares, relacionados ao desenvolvimento, além de trajetórias históricas de passados coloniais e de exploração. Nos últimos anos, alguns analistas observam a ampliação dos atores que seriam constitutivos do Sul, surgindo noções como a de “Sul Global”.
Há debate a respeito da funcionalidade e alcance do Sul para a ação internacional do Brasil. A expectativa representada pela superação da condição de país não desenvolvido está na raiz dos argumentos que buscam sustentar uma conduta externa orientada pela articulação política prioritária com os países do Sul.
O diagnóstico geral é que o sistema internacional está organizado de forma a privilegiar as potências já constituídas, diminuindo as chances de uma inserção internacional mais autônoma e com melhores oportunidades para o desenvolvimento econômico nacional. Além disso, o papel que a cooperação Sul-Sul assume na política exterior do Brasil depende do jogo político doméstico e da interpretação governamental em relação às possibilidades presentes na arena internacional.