• Matéria: Biologia
  • Autor: natanaelsalespp7hml5
  • Perguntado 8 anos atrás

1. Diferencie células somáticas de células germinativas e suas respectivas divisões celulares.
2. Qual a importância do processo de mitose para o organismo? E a meiose?
3. Quando comparados os processos de divisão celular, em qual fase destes que ocorre a redução da carga genética? O que ocorre nesta fase da meiose que não ocorre na mitose que caracteriza esta redução?
4. Explique o processo de formação dos gêmeos monozigóticos e dizigóticos.
5. O que é crossing-over e qual sua importância para os seres vivos?

Respostas

respondido por: Barbiezinhadobrainly
2
Vamos lá! 

1) Célula somática é qualquer célula do corpo do ser vivo, exceto a célula reprodutora - que é a germinativa. Exemplo: uma célula hepática (do fígado) é somática, já um óvulo é germinativo. As células somáticas se formam por mitose, e as germinativas, meiose.

2) A mitose faz a regeneração de tecidos e cria células idênticas, novinhas em folho. Já a meiose tem a função de criar as células reprodutoras que darão origem ao novo organismo.

3) Na meiose ocorre redução da carga genética, devido ao fato de que a célula se divide quatro vezes, não apenas duas, como na meiose. São dois ciclos.

4) Gêmeos dizigóticos são diferentes, ocorrendo devido à fecundação de dois óvulos distintos por dois espermatozoides distintos. Já os gêmeos monozigóticos ocorrem devido à uma divisão semelhante à divisão meiótica, onde um óvulo já fecundado por um espermatozoide se divide em dois, originando dois bebês idênticos.

5) O crossing-over é um processo que ocorre na prófase I da meiose, onde os cromossomos condensados trocam suas informações gênicas. Esse processo é importante para a variabilidade genética da espécie e formação de gametas diferenciados.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares