1. Diferencie os termos Displasia, metaplasia e neoplasia quanto a diferenciação e a proliferação celular.
2. O câncer é sempre uma neoplasia maligna. Cite pelo menos três características deste tumor.
3. Quais as diferenças nos processos biológicos que ocorrem durante a necrose e a apoptose?
4. Descreva o que é e qual a importância do marcador ki67 para o prognóstico de câncer.
5. Qual a relação entre câncer, genética, ambiente e diferenciação celular?
Respostas
1. Os três processos citados consistem em processos em que há alguma alteração na multiplicação celular, levando a uma alteração seja de número (proliferação) ou de diferenciação celular.
A displasia consiste em uma alteração de diferenciação celular, em que ocorre uma proliferação celular excessiva em que as células apresentam pouca ou nenhuma diferenciação. A metaplasia também é uma alteração de diferenciação, só que as células, ao invés de serem indiferenciadas, sofrem alterações que as dão características de outro tipo de célula adulta.
A neoplasia por sua vez consiste em um distúbio em que há uma produção excessiva de novas células, podendo ser benigna ou maligna.
2. As células malignas do câncer apresentam: rápido crescimento, alto poder proliferativo e alta possibilidade de metástase (crescimento à distância).
3. Ambos os processos são de morte celular, mas apresentam mecanismos diferenciados.
Na apoptose, que pode ocorrer tanto de forma fisiológica quanto patologica, é o processo de "suicídio celular" em que a própria célula se destrói por mecanismos de autolise.
Já a necrose é um processo unicamente patológicos que está ligado a um processo de perda da integridade das membranas e consequente liberação de enzimas.
4. O Ki67 é um antígeno nuclear que está relacionado à proliferação celular, estando presente nas fases de multiplicação. Diversos estudos já comprovaram que há expressão do mesmo em alguns cânceres, como o de mama.
5. O câncer é uma neoplasia maligna, portanto é originado de um processo patológicos de diferenciação e proliferação celular. Esse processo está relacionado a diversos fatores, entre eles estão fatores genéticos (predisposição genética está altamente relacionada a desenvolvimentos de câncer. Um exemplo bem conhecido foi o caso da atriz Angelina Jolie, que descobriu ter a predisposição e fez a mastectomia para prevenção). e também ambientais (como por exemplo o contato com radiação excessiva - o acidente com o iodo radioativo em um lixão é um exemplo.
Espero ter ajudado^^
1º) A displasia ocorre quando, em um órgão ou tecido, as células que surgem passam a ter uma morfologia diferenciada da que deveria ter, seja de tamanho, forma ou estruturas internas.
Já na metaplasia, um tecido muda e se torna outro tecido, um bom exemplo é quando o tecido epitelial por algum motivo se transforma em tecido conjuntivo, como é o caso dos queloides formados na proliferação exuberante de pele.
Já as neoplasias ocorrem quando há desenvolvimento anormal de células de um tecido ou órgão por conta de mutações genéticas, ocorre de forma descontrolada quase sempre.
2º) O câncer é uma neoplasia maligna que tem como principais características o crescimento desenfreado, a capacidade de fazer neovascularização e a alteridade celular em relação as demais células do tecido ou órgão.
Essas células se alimentam de glicose unicamente, elas quase nunca usam o oxigênio em processos energéticos e dependem muito da circulação para obter nutrientes.
O crescimento é sem controle e muitas vezes essas células podem se desgrudar do seu tecido de origem e crescer em outro lugar do corpo, isso se chama metástase.
3º) A necrose ocorre de forma descontrolada, a célula sofre uma injuria, tenta se recuperar e não consegue, então sofre mais injurias e acaba perdendo a integridade.
Já a apoptose é controlada, a célula ativa alguns mecanismos de controle que faz a célula morrer de forma ajustada às necessidades do organismo, geralmente após uma injuria moderada ou pela idade da célula.
A necrose é um problema sério pois, ao morrer de forma descontrolada, a célula libera diversos compostos tóxicos no meio e pode levar outras células a sofrer necrose também, ou seja, não é apenas uma célula que morre, são várias.
4º) O gene Ki67 um antígeno nuclear, ele é um gene mutante relacionado ao desenvolvimento de câncer, ele facilita a proliferação celular sem controle, o que leva ao desenvolvimento de câncer.
Câncer de mama é um dos principais que leva a expressão desse gene, é por isso que algumas mulheres, após um mapeamento genético, decidem retirar as mamas antes do desenvolvimento da doença.
Felizmente, hoje em dia é possível fazer um exame genético relativamente barato e descobrir a propensão para o desenvolvimento de diversas doenças como o câncer.
5º) O câncer ocorre a partir da interação dos genes, que é a propensão ao desenvolvimento da doença, com o meio ambiente e condições de vida do individuo.
O uso de tabaco por exemplo leva ao desenvolvimento de câncer em pessoas com essa propensão, isso porque alguns fatores genéticos envolvidos são ativados ou desativados.
A diferenciação celular é o principal sinal do câncer, quanto mais diferenciada for a célula neoplásica, mais maligno é o tecido que está se formando.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/15025246
https://brainly.com.br/tarefa/9468071
https://brainly.com.br/tarefa/13089414
https://brainly.com.br/tarefa/14181686
https://brainly.com.br/tarefa/3961372