Respostas
O Brasil é um país continental onde existem várias culturas, crenças, raças, costumes e classes sociais, o que em sua grande maioria, causa a separação deste povo em grupos de pessoas com o mesmo pensamento ou poder econômico, na sua grande maioria. Por este motivo, políticas de conscientização e afirmação do multiculturalismo são extremamente necessárias para que esta situação diminua ou acabe.
Um exemplo são os negros, que até hoje pagam pela história que seus ancestrais passaram antes da abolição da escravatura, sendo tratados como animais e mercadoria. Hoje, a dificuldade que o negro tem em relação ao branco é visível, seja no mercado de trabalho, ao acesso a educação, entre outras situações, o que não deveria haver, pois os dois são exatamente iguais, tendo apenas a “diferença” da cor da pele.
As políticas de multiculturalismo são de importante papel para que estas situações não existam, pois cada ser humano tem uma forma de crer em algo, de viver, de ser, e isso deve ser respeitado, seja qual for a escolha ou situação do cidadão.
Algumas atitudes que podem ser utilizadas para que isso diminua é uma melhor distribuição de renda entre a população, trabalho de lideres religiosos mostrando o respeito entre as religiões, cotas e bolsas em faculdades para negros ou pessoas que não tenham condições financeiras para acessar uma instituição de ensino, entre outras atividades, ajudem a criar uma cultura de igualdade entre os povos.