• Matéria: História
  • Autor: ana108259gmailcom
  • Perguntado 8 anos atrás

em que grupos sociais se apoiavam as monarquias para se manter no poder?

Respostas

respondido por: jv19cacau
2
Durante quase toda a Idade Média não existiam paises como os que conhecemos hoje. Assim, morar em Londres ou em paris não significava morar na Inglaterra ou na França. As pessoas sentiam-se ligadas apenas a uma cidade, a um feudo ou a um reino.

O processo de formação de monarquias com poder centralizado na Europa iniciou-se no século XI e consolidou-se entre os séculos XIV e XVI. Ao final de alguns séculos, esse processo daria origem a muitos dos paises atuais da Europa, como França, Portugal e Espanha. Entretanto, ele não ocorreu ao mesmo tempo e da mesma maneira em todos os lugares do continente. Em regiões como a península Itálica e o norte da Europa nem chegaria a se consolidar.

Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais: os reis, a burguesia e os nobres feudais. Cada um desses grupos era movido por interesses próprios. Muitas vezes, esses interesses eram convergentes; outras vezes, radicalmente opostos.

Para a burguesia, novo grupo social se formava, a descentralização política do feudalismo era inconveniente. Isso porque submetia os burgueses  aos impostos cobrados pelos  senhores e dificultava a atividade comercial pela ausência de moeda comum e de pesos e medidas padronizados.


*E MEIO GRANDE MAIS ESPERO TER AJUDADO*

ana108259gmailcom: então a monarquia se apoiava na burguesia pra se manter no poder ela usava imposto altos? é isso que quis dizer?
jv19cacau: isso
respondido por: nenho1sp8ixwp
2
a monarquia cobrava altos impostos das classes mais baixas, como a população recém chegada do meio rural e a população geral que vivia em meios urbanos.

Espero ter ajudado :)

ana108259gmailcom: classe baixa que vc diz seria a burguesia?
Perguntas similares