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Adorno viveu durante o Holocausto, um dos momentos mais sombrios e bárbaros da história da humanidade. Por conta desta experiência, enquanto filósofo buscava uma explicação - e uma solução - para o problema ético que permitiu que algo como o Holocausto acontecesse.
Adorno considerava que as causas objetivas da barbárie - diferenças sociais e miséria, principalmente - eram difíceis de resolver, mas as causas subjetivas - o desrespeito à dignidade humana - eram fáceis de resolver através da educação.
Deste modo, o objetivo da educação é evitar a barbárie pois é o modo mais fácil de fazê-lo: através da educação pode-se formar um cidadão ético que, colocado em uma situação de desrespeito à dignidade humana, se recusaria, por razões éticas, a auxiliar na execução dos atos de barbárie, se colocando diretamente contra eles.
Entre outros fatores, a educação conscientiza as pessoas e as torna menos vulneráveis aos discursos de ódio que fundamentam os atos bárbaros.
Adorno considerava que as causas objetivas da barbárie - diferenças sociais e miséria, principalmente - eram difíceis de resolver, mas as causas subjetivas - o desrespeito à dignidade humana - eram fáceis de resolver através da educação.
Deste modo, o objetivo da educação é evitar a barbárie pois é o modo mais fácil de fazê-lo: através da educação pode-se formar um cidadão ético que, colocado em uma situação de desrespeito à dignidade humana, se recusaria, por razões éticas, a auxiliar na execução dos atos de barbárie, se colocando diretamente contra eles.
Entre outros fatores, a educação conscientiza as pessoas e as torna menos vulneráveis aos discursos de ódio que fundamentam os atos bárbaros.
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