Durante as primeiras décadas do século XX, a produção industrial nacional passou por um importante período de crescimento. Este processo
A
caracterizou a combinação entre elementos geográficos, diversificando a estrutura produtiva, que deixou de ser majoritariamente agrária.
B
articulou tecnologia e capital, promovendo o crescimento do setor de bens de consumo duráveis, com destaque para os automóveis.
C
valorizou o parque industrial, reduzindo os interesses do Estado pela economia agroexportadora, que enfrentava uma crise.
D
aumentou o investimento na indústria de base e de bens duráveis, superando outros setores econômicos tradicionais, como a agricultura.
E
resultou de dois fatores, a Primeira Guerra, que motivou a “substituição das importações”, e os investimentos dos excedentes do café.
Respostas
O que caracterizou esse processo foram o aumento das indústrias de base, como a criação da companhia siderúrgica nacional, a hidrelétrica do São Francisco e investimentos em ferrovias, rodovias e portos.
Os investimentos na indústria foram possíveis após o processo de industrialização conhecido como a substituição de importações, realizado pelo governo Vargas depois da grande depressão e durante a segunda guerra mundial. Também foi possível por causa do controle exercido pelo governo sobre a plantação de café, pois a estabilidade do café garantia ao governo recursos para investir em outros setores.
Esses investimentos fizeram que a economia industrial superasse a economia agrícola. Já em 1933 a indústria se despontava enquanto atividade econômica do país, superando a agricultura.