• Matéria: Geografia
  • Autor: okarol19
  • Perguntado 9 anos atrás

Introdução ao estudo de Geografia -6º Ano





Quando se pensa em Geografia, normalmente se pensa em uma matéria. Matéria escolar seria um certo tema que uma disciplina escolar quer discutir ou estudar.


A Geografia é bem mais do que um tema que se pretende discutir ou comentar. A Geografia é considerada uma ciência porque ela investiga fenômenos que acontecem na superfície da Terra, fenômenos estes que variam de lugar para lugar ao longo do tempo. O estudante deve ter em mente que a proposta da ciência geográfica é focar na ocorrência de fenômenos e não estritamente no tempo cronológico, embora este seja também importante para compreender os fenômenos e suas causas.


A Geografia é uma ciência cujos objetos de estudo são as transformações e a espacialização dos fenômenos que ocorrem na Terra. Pode-se dizer que um forte objetivo dessa ciência é conduzir a sociedade na compreensão da realidade de forma ampla e coordenada para que ela, a sociedade, entenda causas, consequências do que determinadas ações provocam no espaço e no ser humano.


A Geografia parte de duas premissas, sendo elas: O espaço físico e a ocupação social. A preocupação em entender o espaço para que o ser humano possa fixar-se sobre ele e dele extrair os recursos de que necessita. Nessa ideia, os gregos apresentam-se pioneiros. Organizaram seu território de forma a permitir às suas cidades autonomia, fato que fez o território e a cultura grega crescer. Assim, duas cidades se destacam, a saber: Esparta (especialista formação de exército e produção agrícola) e Atenas (Democrática e Comercial). As duas cidades se desenvolveram bastante fazendo a civilização grega se destacar e ser estudada por muitas ciências.


Na Grécia, o que se viu foi uma grande habilidade em usar o seu território a seu favor, já que a principal forma de locomoção envolvia os mares, portanto, o uso intenso da água como forma de viajar. Note que os princípios da geografia grega de descrição do espaço físico, descrição da sociedade e localização favoreceram muito esse desenvolvimento. Também se pode perceber que o país estava e está localizado em local que é ponto de encontro de povos e pessoas, o que lhe conferiu forte desenvolvimento cultural cabendo-lhe conhecer bem seus limites territoriais e os limites do território dos seus inimigos.


Dos gregos, destaca-se Eratóstenes, criador das coordenadas geográficas, dividiu a Terra em três grandes áreas climáticas e mediu a circunferência da Terra.


No passado, durante a Idade Moderna, o mundo viu uma expansão do capitalismo através dos estudos realizados há muito tempo. O mérito dessa expansão está na capacidade dos europeus que, sem dúvida, melhoraram técnicas e tiveram destreza em manuseá-las.


As mutações por que o mundo atual viveu e vive faz com que a Geografia mantenha seu papel na compreensão da realidade, mas não exerce e nem exerceu esse papel sozinha. O fato é que para a compreensão de uma realidade seja qual for, é necessário um conhecimento bem estruturado partindo de perguntas e não de respostas. Também os objetos de estudo da Geografia bem como seus métodos possibilitam a compreensão do grande número de informações que a sociedade produz. De qualquer forma, compete a todos, professores e alunos, o empenho necessário para que haja a manifestação da realidade através de boas leituras e discurssoes



-----copie as palavras mas repetiram por todo texto?

Respostas

respondido por: rodrigopimentel1
19
Copiei no word meu professor ta dando por que estudar geografia :P
respondido por: klarictorres123
2

Resposta:

A Geografia Física é a área do conhecimento responsável pelos estudos do espaço terrestre no que concerne aos seus aspectos naturais, ou seja, é o ramo que estuda as formas e dinâmicas do sistema terrestre. ... Afinal, existem muitas outras áreas do conhecimento que também se preocupam em compreender os elementos naturais

Explicação: espero ter ajudado !!

Perguntas similares