• Matéria: Geografia
  • Autor: ViHellen5559
  • Perguntado 8 anos atrás

pressão migratoria sobre os paises desenvolvidos resumo

Respostas

respondido por: Viníciusluiz1470
12
Pensar Lampedusa (Itália), Mellila (Espanha) ou Samos (Grécia) é pensar o futuro coletivo da Europa como a conhecemos e como a concebemos do ponto de vista sociológico: bastião de valores fundamentais como a liberdade, a igualdade e a tolerância.

Este Mar Mediterrâneo é, atualmente, uma ponte em contínuo sobressalto que drena sucessivos milhares de emigrantes. Segundo dados da Frontex 2014, nas três operações que foram levadas a cabo no Mediterrâneo central (“Hermes 2014”, “Triton 2014” e “Aeneas 2014”) foram resgatados mais de 140.000 emigrantes. A estes há que somar os que não foram detetados e os que morreram, dos quais o número real nunca se saberá.

Se há uns anos muitos imigrantes chegavam em pequenos barcos com 20 ou 30 pessoas, oriundos principalmente do Magrebe, hoje vêm em navios, alguns com mais de 600 (!!) pessoas. Neles, traficados e traficantes confundem-se num mesmo destino, a Europa. Na sua esmagadora maioria imigrantes económicos, trata-se de pessoas que procuram um futuro melhor para si e para os seus e que fogem da guerra, da miséria, de perseguições religiosas, étnicas ou sexuais.

Perguntas similares