Fundamental em qualquer prática esportiva, os músculos adutores do quadril são responsáveis pela estabilização do quadril e pela realização do movimento de adução nessa articulação. Localizado na região interna da coxa, esse grupo muscular é composto pelos músculos: adutor curto, adutor longo, adutor magno, pectíneo e grácil. Quando bem fortalecidos e alongados, os músculos adutores do quadril podem ajuda a prevenir possíveis lesões. “Por utilizar bastante a flexibilidade e explosão muscular, jogadores de futebol, patinadores (hockey) e corredores são os atletas com mais indícios de lesões nesta região”. O tratamento desses músculos na condição de encurtados, enfraquecidos, dolorosos ou com restrição da amplitude de movimento pode ser realizado de maneira efetiva pela técnica de energia muscular. Considerando as afirmações anteriores, relate as diferentes formas de aplicação da técnica de energia muscular para essa musculatura.
Respostas
A técnica de energia muscular é um tratamento manual que envolve contrações voluntarias, em nivesis variáveis de intensidadecontra uma força oposta aplicada pelo fisioterapeuta.
Há 4 tipos de contrações na técnica de energia:
· A isométrica onde a distancia entre a origem e inserção é mantida, desenvolve se no musculo uma tensão fixa enquanto o paciente contrai o musculo em oposição a uma contra força de igual valor pelo fisioterapeuta, impedindo o encurtamento.
· Isotônica concêntrica ocorre quando a tensão muscular faz com que a origem e a inserção se aproximem.
· Isotônica excêntrica é aquela em que a tensão muscular que permite a separação da origem e da inserção muscular alongando assim o musculo.
· Isolítica é um evento não fisiológico onde a contração do paciente tenta ser concêntrica com aproximação da origem e inserção, mas ocorre uma força externa aplicada pelo fisioterapeuta na direção oposta.