Os estudos e/ou gestão dos Sistemas Agroindustriais seguem duas principais correntes metodológicas, que surgiram em tempos, locais e contextos diferentes: Agribusiness e Commodity System Approach e Analyse de Filière, conforme estudado no material didático e, sobre estas correntes é correto afirmar:
Todas estão corretas.
A primeira corrente teve origem nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, nos trabalhos de Davis e Goldberg, com a criação do conceito de agribusiness, tendo como foco inicial uma análise histórica e evolutiva do caso particular do agribusiness americano e depois no trabalho de Goldberg com a primeira utilização de Commodity System Approach.
Durante os anos de 1960, na França, foi desenvolvido o conceito de Analyse de Filière. O conceito, que inicialmente não foi desenvolvido para estudar as questões agroindustriais, teve entre os economistas agrícolas e pesquisadores dos setores rurais e agroindustriais seus principais defensores.
Além disso, estas duas correntes metodológicas são utilizadas para “[...] fundamentar as discussões sobre a utilização de novas ferramentas gerenciais e conceituais aplicadas ao entendimento da dinâmica de funcionamento e a busca da eficiência [...]” (BATALHA; SILVA apud BATALHA, 2001).
Estas duas correntes metodológicas, também entendidas como enfoques teóricos e vertentes metodológicas representam uma evolução histórica do conceito de Sistemas Agroindustriais.
Respostas
respondido por:
7
Todas estão corretas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás