Respostas
Revirando os meus arquivos antigos encontrei essa entrevista que o queridíssimo professor Sebastião Heber concedeu às colegas de jornalismo Aline Pinho e Dulcelina Azevedo. É com imensa admiração e respeito que compartilho a opinião, ainda atual, desse mestre. Uma homenagem ao homem generoso e professor competente que ele foi.
imagem do site: bocãonews.com
O Filósofo Professor Sebastião Heber afirma que é importante o pensamento de Platão, em se tratando da humanidade”.
Quando o tema é Platão,Sebastião Heber, Filósofo e Professor da faculdade 2 de Julho,na Bahia,acredita que o homem contemporâneo ainda vivencia a história do Mito da Caverna;dizendo que nós vivemos nas sombras,acorrentados,pois não temos consciência das nossas dificuldades.Relata também que é através do conhecimento científico que o homem vence e cresce nas diferentes opiniões.
Qual a importância do pensamento de Platão para o homem contemporâneo?
S.H: A importância do pensamento de Platão continua atual.O Mito da Caverna é o arquétipo da história da humanidade, pois ele continua vivendo nas sombras, acorrentado; sem conseguir livrar-se do que é correto, ético, pois não tem consciência da sua dificuldade.
Tendo sido discípulo de Sócrates,o Senhor acha que Platão superou o seu Mestre?
S.H: Claro. A grande contribuição foi a idéia de Logos, que é a intuição intelectual, diferente da intuição sensível; ele concretiza, efetiva e eterniza o pensamento de Platão. O conhecimento científico objetivo é que leva o homem a vencer e crescer nas diferentes opiniões com consciência.
Dentre os temas pensados e pesquisados por Platão, qual ou quais tem a maior importância na sociedade pós-moderna?
SH: Pólis-conceito grego-cidadania: é um conglomerado de pessoas. Sendo assim, uma intuição intelectual em que o mundo sensível é negativo e o homem fica a mercê das suas emoções sem consistência para debater idéias com outros pensamentos, isto é, não tem conhecimento científico. Doxa-opinião, Episteme – Conhecimento da ciência; objetivo puro.
A opinião de Platão e a Episteme, influencia as pessoas a verem como estavam acorrentadas, através da dimensão e da postura ética de seus políticos. Infelizmente, nada mudou até o momento. Em sua época, “Platão tentou aplicar seus ideais políticos, em Siracusa, mas não consegue mudar a conduta política vivenciada dos deputados”. Platão conceituava a pré-existência das coisas: primeiro as ideias, depois a materialização do que você idealizou