Leia um fragmento do texto Pedagogia da Autonomia:
"Ensinar exige alegria e esperança" O meu envolvimento com a prática educativa, sabidamente política, moral, gnosiológica, jamais deixou de ser feito com alegria, o que não significa dizer que tenha invariavelmente podido criá-la nos educandos. Mas, preocupado com ela, enquanto clima ou atmosfera do espaço pedagógico, nunca deixei de estar. Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria. Na verdade, do ponto de vista da natureza humana, a esperança não é algo que a ela se justaponha. A esperança faz parte da natureza humana. Seria uma contradição se, inacabado e consciente do inacabamento, primeiro, o ser humano não se inscrevesse ou não se achasse predisposto a participar de um movimento constante de busca e, segundo, se buscasse sem esperança.
Fonte: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
A reflexão sobre o fragmento acima permite um diálogo entre o texto e a postura de um educador progressista, aquele que acredita na transformação.
Escolha uma:
A. O educador com esperanças é aquele que tem a certeza dos fatos, portanto é um ser acabado, tem em mãos todo o conhecimento e este é estático, não aceita o novo.
B. O educador com esperanças é aquele que aceita a realidade com naturalidade, pois sabe que nada pode ser mudado, olha para o futuro como continuidade do mesmo cenário.
C. A esperança conduz a aguardar os avanços em um processo da própria natureza, então, deve ser previsível pacientemente, não sendo necessária nenhuma intervenção na realidade.
D. O educador com esperanças é aquele que aceita o novo; incomoda-se com as injustiças, discriminações e impunidade, não aceita a realidade como imutável, mas busca conhecer a realidade.
Respostas
respondido por:
4
letra D fiz e acertei.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás