OS TERMOS CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL TEM SEMELHANÇAS NOTÓRIAS. PORÉM HÁ ALGUMAS DIFERENÇAS IMPORTANTES. QUAL OPÇÃO QUE MELHOR DEFINE ESTES TERMOS? CLIMA É A QUALIDADE DO AMBIENTE QUE É PERCEBIDA OU EXPERIMENTADA PELOS INTEGRANTES DA EMPRESA E CULTURA É FORMADA POR SEUS VALORES ÉTICOS E MORAIS, PRINCÍPIOS, CRENÇAS, POLÍTICAS INTERNAS E EXTERNAS, SISTEMAS, E CLIMA ORGANIZACIONAL. CLIMA É COMO UM TERMOSTATO DO QUE É RELEVANTE PARA OS ACIONISTAS, E CULTURA DEFINE A VISÃO DOS GESTORES E COLABORADORES. CLIMA ORGANIZACIONAL TRADUZ UMA PERCEPÇÃO DO AMBIENTE, E CULTURA É UM SISTEMA DE SIGNIFICADOS COMPARTILHADO ENTRE EMPRESA E CONCORRENTES. CLIMA É A SATISFAÇÃO DO EMPREGADO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EM DIFERENTES ASPECTOS, ENQUANTO QUE A CULTURA É EXPRESSA EM ELEMENTOS NA ORGANIZAÇÃO. CLIMA VINCULA-SE A CRENÇAS E EXPECTATIVAS SOBRE A VIDA ORGANIZACIONAL, A CULTURA ORGANIZACIONAL É A CONCRETIZAÇÃO DELAS.
Respostas
Resposta: CLIMA É A QUALIDADE DO AMBIENTE QUE É PERCEBIDA OU EXPERIMENTADA PELOS INTEGRANTES DA EMPRESA E CULTURA É FORMADA POR SEUS VALORES ÉTICOS E MORAIS, PRINCÍPIOS, CRENÇAS, POLÍTICAS INTERNAS E EXTERNAS, SISTEMAS, E CLIMA ORGANIZACIONAL.
Explicação:
O clima organizacional é resultado da percepção dos trabalhadores frente alguns aspectos relevantes, como: atuação da liderança, oportunidades de carreira, remuneração e benefícios, infraestrutura, valores, entre outros aspectos que são relevantes para que a empresa ofereça um ambiente adequado ao trabalho de seus profissionais. A cultura influencia o clima de uma empresa e se constitui das crenças valores, políticas, rituais e formas de funcionamento da organização que alinha os colaboradores frente aos resultados esperados. Portanto, esses são conceitos fundamentais frente ao que se espera de uma empresa atrativa e que proporcione desafios dentro de um bom ambiente de trabalho.