Publicada em 1599, a Ratio Studiorum era um código por meio do qual os jesuítas conduziram seu sistema de ensino por cerca de dois séculos, em todos os seus colégios e seminários, tornando-o não só “um dos fatores mais eficientes da contra-reforma católica”, mas, sobretudo, a obra formadora de “grande parte da aristocracia intelectual dos últimos séculos”.
Possibilitava a emancipação do sujeito.
Foi baseada na filosofia antiga e tinha como objetivo a organização da educação católica para que seus membros não migrassem para as escolas protestantes.
A Ratio Studiorum resume o plano de estudos, o método e o pensamento da Companhia de Jesus e representou o primeiro sistema organizado de educação católica.
Era contra as diretrizes do Papa Clemente, embora obedecessem às suas orientações.
Negava qualquer participação da ciência na educação, restringindo sua ação a treinamentos para a oração.
Respostas
respondido por:
18
Resposta: A Ratio Studiorum resume o plano de estudos, o método e o pensamento da Companhia de Jesus e representou o primeiro sistema organizado de educação católica.
respondido por:
6
É a terceira resposta a Ratio Studiorum resume o plano de estudos, o método e o pensamento da Companhia de Jesus e representou o primeiro sistema organizado de educação católica.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás