• Matéria: Sociologia
  • Autor: dayennezavattap7jl3w
  • Perguntado 8 anos atrás

Se na sociedade desigual ela reproduz e consagra a desigualdade social, deixando no limite inferior de seu mundo os que são para ficar no limite inferior do mundo do trabalho (os operários e filhos de operários), e permitindo que minorias reduzidas cheguem ao seu limite superior, por que acreditar ainda na educação? Se ela pensa e faz pensarem o oposto do que é, na prática do seu dia a dia, por que não forçar o poder de pensar e colocar em prática uma outra educação? (BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2003.) De acordo com o estudo do texto “O que é educação”, a melhor resposta para as indagações acima seria: Escolha uma: a. “porque a educação é inevitável”. b. “porque a educação sobrevive aos sistemas e, se em um ela serve à reprodução da desigualdade e à difusão de ideias que legitimam a opressão, em outro pode servir à criação da igualdade entre os homens e à pregação da liberdade" c. porque “A educação existe em toda parte e faz parte dela existir entre opostos.” d. porque “através da educação erudita, da educação de elites ou da educação "oficial", o saber oficialmente transforma-se em instrumento político de poder.”

Respostas

respondido por: makmorales
11
Olá,

Se o modelo tradicional de educação colabora para a continuação da desigualdade, logicamente, se o sistema for mudado e a engrenagem que move a desigualdade for substituída por uma que instiga a equidade social, então o resultado será outro, teremos uma sociedade mais justa.

A educação, como dito, sempre sobrevive aos sistemas. Basta observar desde a Antiguidade Clássica até os dias de hoje; ela continuou a existir em diferentes sistemas e sob formas distintas. Basta mudar o seu sistema que os resultados serão melhores. 

É correta a alternativa B.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares