A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”. A esse respeito, leia os textos a seguir. Texto I - Situação Helena está na fila de um banco, quando, de repente, um indivíduo, atrás na fila, se sente mal. Devido à experiência com seu marido cardíaco, tem a impressão de que o homem está tendo um enfarto. Em sua bolsa há uma cartela com medicamento que poderia evitar o perigo de acontecer o pior. Helena pensa: “Não sou médica - devo ou não devo medicar o doente? Caso não seja problema cardíaco - o que acho difícil - ele poderia piorar? Piorando, alguém poderá dizer que foi por minha causa - uma curiosa que tem a pretensão de agir como médica. Dou ou não dou o remédio? O que fazer?” Texto II - Afirmativas 1. O “senso moral” relaciona-se à maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes, nosso comportamento, a conduta e a ação de outras pessoas segundo ideias como as de justiça e injustiça, certo e errado. 2. A “consciência moral” refere-se a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros. Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?
Escolha uma:
a. Afirmativa 2 - porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.
b. Afirmativa 1 - porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.
c. Afirmativa 1 - porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.
d. Afirmativa 2 - porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.
e. Afirmativa 1 - porque o “senso moral” se manifesta como consequência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.

Respostas

respondido por: pissurnof
68
A resposta está na alternativa d. Ao deliberar sobre se deve fornecer um remédio para doença cardíaca a um homem que pensa estar sofrendo um infarto, Helena pondera mais profundamente, na verdade, sobre as consequências de seu ato caso sua intervenção dê errado.

De fato, ela não pensa que seu julgamento está errado, sabendo perfeitamente que é aquela ação a ser feita, embora tema a reação de terceiros. A alternativa d defende tal cenário ao analisar a ideia de consciência moral.
respondido por: nanda250589
14

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares