Respostas
respondido por:
3
Após a Segunda Mundial, o mundo foi dividido por dois grandes sistemas ideológicos: o capitalismo(E.U.A) e o socialismo(URSS). Por isso, chamado de BIpolar, por conter dois grandes polos influentes no mundo. Esse período também é chamado de Guerra Fria, já que não houve guerra propriamente dita, era apenas conflito ideológico. Todos os países tinham um direcionamento para tal ideologia, ainda que, houve o movimento dos não-alinhados no qual, certos países não aderiram à nenhum dos dois sistemas e mantiveram a neutralidade.
Houve também a criação de duas importantes alianças militares: a OTAN e o Pacto de Varsóvia(PV); a OTAN era a aliança capitalista e o PV era socialista.
Durante a Guerra Fria, pode-se observar as limitações da ONU, já que, isto envolvia grandes potências na época e que poderiam decidir por não respeitar os almejos da ONU.
Este período influenciou, também, a corrida armamentista. Ambos polos visavam o maior desenvolvimento possível de suas indústrias bélicas, servindo como status e estratégia de medo. Isso que levou também à Guerra dos Treze Dias.
O fim do mundo Bipolar é marcado pela queda do Muro de Berlim(e do lado socialista) em 1989, destruindo completamente a URSS, levando os soviéticos à uma enorme crise econômica.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás