• Matéria: Português
  • Autor: Maurício64
  • Perguntado 8 anos atrás

"Casa De Caboclo"
Chiquinha Gonzaga

Você tá vendo essa casinha simplesinha Toda branca de sapê Diz que ela véve no abandono não tem dono E se tem ninguém não vê Uma roseira cobre a banda da varanda E num pé de cambucá Quando o dia se alevanta Virge Santa Fica assim de sabiá Deixa falá toda essa gente maldizente Bem que tem um moradô Sabe quem mora dentro dela Zé Gazela O maió dos cantadô Quando Gazela viu siá Rita tão bonita Pôs a mão no coração Ela pegou não disse nada deu risada Pondo os oinho no chão E se casaram, mas um dia, que agonia Quando em casa ele voltou Zé Gazela via siá Rita muito aflita Tava lá Mané Sinhô Tem duas cruz entrelaçada bem na estrada Escrevero por detrás: “Numa casa de caboclo um é pouco Dois é bom, três é demais”

1)Reconte, de maneira bem suscita, a história narrada em "Casa de Caboclo"?


2)Ao compor a letra da canção, o autor aproximou-se das características orais do chamado "dialeto caipira" justifique essa assertiva utilizando enunciados do texto.


3)Qual o efeito de sentido obtido pelo texto, quando seu autor opta por usar uma variante que não corresponde às normas urbanas de prestígio?


4)Compare o texto "Casa de Caboclo" com soneto "Via Láctea", de Olavo Bilac. Que diferenças se notam em relação a linguagem usada nos textos?


5)Chiquinha Gonzaga foi uma mulher a frente do seu tempo, uma vez que, lutou em busca da quebrar tabus impostos às mulheres, em uma época marcada pela sociedade patriarcal. Diante disso Qual a relevância da figura dessa grande artista para a luta do feminismo no século 19?


6)Atualmente o cenário musical brasileiro tem a presença de diversas mulheres que, como cantoras, compositoras ou instrumentistas, conseguem se sustentar e possuem o reconhecimento do público com seu talento artístico. Contudo, isso não foi sempre tão natural e comum antigamente, as mulheres que ousavam se manter nesse meio eram vistos como preconceito e sofriam discriminação da sociedade. No ano de 1889, Chiquinha Gonzaga começou a mudar esse cenário e abre alas para muitas outras mulheres na música popular brasileira, criando várias marchinhas de carnaval. Diante disso, discorra sobre a importância dessa ícone para o desenvolvimento e apreço do carnaval no Brasil?

(Me ajudem por favor!)

Respostas

respondido por: makmorales
6
Olá,

1) A história basicamente fala um casal que se apaixonou, e que após algum tempo, casaram-se. Entretanto, quando o marido volta para casa depara-se com sua mulher junto a outro homem; e o traído mata ambos.

2) O autor aproximou-se do dialeto caipira ao não respeitar o plural e usar o diminutivo várias vezes; características presentes no dialeto caipira. Ele fez isso para que o público se familiarizasse com a canção. Serve como exemplo o trecho "Você tá vendo essa casinha simplesinha".

3) Seu público eram as pessoas de interior, aqueles que ouviam as rádios e viviam em pequenas cidades. O efeito nos grandes centros, entretanto, era de estranhamento e curiosidade, talvez até de zombaria para alguns.

4) Nota-se a simplicidade e a ideia de usar a língua informal praticada no interior do Brasil de um lado, e dos floreios frasais e da norma culta de outro.

5) Chiquinha Gonzaga era uma mulher à frente de seu tempo, responsável por levantar a bandeira das mulheres, da sua própria forma, mostrando que podia fazer música e quebrar tabus através do seu talento.

6) 
Chiquinha Gonzaga marcou os carnavais e o cenário musical brasileiro, abrindo caminho para a participação feminina na música e nas festas populares.

Espero ter ajudado!

Maurício64: Muito obrigado!
Gabiiihhh: Makmorales tenho perguntas semelhantes a essas vai lá no meu perfil e tenta responder pf hj
Perguntas similares