No que tange ao desenvolvimento da Administração Pública brasileira, tem-se o modelo patrimonialista como um marcante modelo de gestão pública. Sobre o patrimonialismo, verifique as assertivas I, II e III apresentadas a seguir e assinale a alternativa correta:
I – O patrimonialismo foi o primeiro modelo de gestão adotado pelo Estado brasileiro, tendo como principal característica a inexistência de distinção entre a administração dos bens públicos e dos bens particulares.
II – No modelo patrimonialista, o soberano era tratado como um ser divino, o qual tinha o poder de realizar julgamentos acerca dos princípios da moral e da conduta de seus súditos. Ainda, o rei estava acima da lei, não podendo ser punido ou repreendido.
III – O patrimonialismo utilizava dos recursos e da propriedade pública em benefício da coletividade, sendo as decisões tomadas de forma arbitrária e por poucos que detinham o poder, no entanto, em prol da sociedade.
Alternativas:
a)
Estão corretas apenas as assertivas I e II.
b)
Estão corretas apenas as assertivas II e III.
c)
Apenas a assertiva III está correta.
d)
Estão corretas apenas as assertivas I e III.
e)
Estão corretas as assertivas I, II e III.
2)
Compreender a administração burocrática, requer compreender a burocracia weberiana e suas principais premissas. No contexto da burocracia proposta por Max Weber, verifique as afirmações a seguir, julgando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) As organizações burocráticas possuíam caráter legal das normas e regulamentos; caráter formal das comunicações; caráter racional e divisão do trabalho; impessoalidade nas relações; rotinas e procedimentos padronizados, entre outros.
( ) Uma organização burocrática detinha total controle sobre as consequências de suas ações. Em síntese, havia efetividade no controle.
( ) O modelo weberiano baseado na racionalidade das ações confere efetividade às organizações que nele se pautarem. Logo, para se tornarem efetivas em seus propósitos, basta que as instituições se baseiem essencialmente na administração burocrática.
Alternativas:
a)
V-V-F.
b)
F-F-V.
c)
F-V-F.
d)
V-F-F.
e)
V-F-V.
3)
A Administração Pública contemporânea tem empregado vultuosos esforços para buscar a eficiência e a eficácia de suas ações para que, assim, possa se tornar mais efetiva nas ações públicas as quais se propõe.
Neste contexto, acerca dos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, verifique as assertivas I, II e III apresentadas a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Eficácia indica que uma organização utiliza racionalmente, ou de maneira econômica, os seus recursos (pessoas, matéria-prima, equipamentos, etc.), utilizando menos recursos para produzir mais produtos ou serviços.
II – Eficiência diz respeito à organização alcançar satisfatoriamente os seus objetivos, onde os resultados obtidos correspondem adequadamente às necessidades e aos desejos dos diversos tipos de stakeholders envolvidos.
III – Efetividade é quando os bens e serviços resultantes de determinada ação organizacional alcançam os resultados mais favoráveis à sociedade, correspondendo à união da eficiência e eficácia.
Alternativas:
a)
Estão corretas apenas as assertivas I e II.
b)
Estão corretas apenas as assertivas II e III.
c)
Apenas a assertiva III está correta.
d)
Estão corretas apenas as assertivas I e III.
e)
Estão corretas as assertivas I, II e III.
4)
Para que o gestor público possa cumprir adequadamente o seu papel é preciso conhecer as principais características da Administração Pública. No contexto de tais características, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A administração pública é instrumental no sentido de ser um instrumento do gestor público para que o mesmo atinja os seus objetivos pessoais no que tange à sua carreira enquanto servidor público.
b)
A administração pública tem como característica ser executora das atividades desejadas pelo Estado, tendo em vista o bem-estar da coletividade.
c)
A administração pública possui competência ilimitada, visto que detém poder para decidir e comandar diferentes áreas de diferentes competências.
d)
A administração pública tem poder administrativo e político, onde suas decisões abarcam assuntos técnicos, financeiros, jurídicos e todas as atividades administrativas e políticas que obedecem aos princípios e normas vigentes.
e)
A administração pública é independente, implementando as decisões tomadas pelos gestores públicos de diferentes campos de atuação.
idoino:
eu queria as respostas
Respostas
respondido por:
21
eu queria as respostas
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás