• Matéria: Pedagogia
  • Autor: eliaracristinalilica
  • Perguntado 8 anos atrás

“O que é ser diferente? Não seria igual ou não gostar das mesmas coisas? Com isso, muitas vezes os sujeitos surdos ficam com vergonha de suas identidades surdas na sociedade e têm medo de contar a alguém para não prejudicar a si próprios, pois não querem ser vistos como ‘doentes’ ou ‘anormais’. O pesquisador surdo Miranda [...] adverte quanto à identidade surda: ‘Ela é ameaçada constantemente pelo ‘outro’. Este outro pode se referir aos surdos que optam pela representação da identidade ouvinte. Esta política de representação geralmente terá uma incidência negativa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRÖBEL, Karin Lilian. História dos surdos: Representações “mascaradas” das identidades surdas. In. PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, p. 18-37, 2007. p. 26. A cultura surda significa, entre outros aspectos, evocar uma questão identitária. A esse respeito, conforme os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, a identidade pode ser definida como:

Respostas

respondido por: Matheusieti
14
Olá! 


A identidade pode ser definida como algo comum a todos os indivíduos.

Deste modo para ser mais exato, em relação a cultura surda, todos os grupos de alunos que possuem essa singularidade, dialogam de forma única, não por serem diferentes mas pela falta do ensino bilíngue nas instituições.

Visto isso, é de grande importância que o sistema educacional inclua em sua grade curricular o ensino de libras para todos os alunos em sua formação, o que será de grande utilidade para a inclusão de todos os grupos em desenvolvimento.


Até a próxima. 
Perguntas similares