Leia as seguintes afirmações sobre as formas instrumentais do Romantismo:
I- Sonata: no Romantismo, a sonata passou a ter um movimento apenas ou era baseada em um programa (Après une lecture du Dante, fantasia quasi sonata de Liszt).
II- Suíte: composição em vários andamentos, contendo uma reunião de danças. A suite foi um fenómeno alemão. Entre as danças, que tanto podiam incluir-se numa suite como ser publicadas separadamente, contava-se a intrada, peça de carácter geralmente festivo, semelhante a uma marcha (embora muitas vezes composta em ritmo ternário), que, como o nome indica, podia servir como andamento inicial de uma suite.
III- Concerto: passou por diversas mudanças estruturais e de caráter. Alguns compositores procuraram novas estruturas, escrevendo passagens de ligação entre os movimentos. A ordem dos movimentos também passou a ser livre; às vezes, um Scherzo era colocado antes de um 3°- movimento lento. A habilidade técnica dos solistas era cada vez mais testada, principalmente nas Cadenzas, e os compositores começaram a escrever peças cada vez mais difíceis — surge aqui a famosa figura do "virtuose", solista que dominava plenamente a técnica de seu instrumento.
IV- Música Programática ou Música Descritiva: aquela que "narra uma história", suscitando imagens na mente do ouvinte. Na música do século XIX, a Sinfonia ficou conhecida como "Sinfonia Programática" ou "Sinfonia Descritiva".
Assinale a alternativa que contenha somente afirmações corretas sobre as formas instrumentais do Romantismo:
Escolha uma:
a. II e III
b. III e IV
c. I e IV
d. I e II
Respostas
respondido por:
0
Letra b
espero que tenha ajudado :D
espero que tenha ajudado :D
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás