• Matéria: Filosofia
  • Autor: franaraujo2204
  • Perguntado 8 anos atrás

Refletir sobre o tempo presente nos possibilita ampliar a percepção da realidade e do horizonte compreensivo dos limites e contradições dos paradigmas dominantes na atualidade. Nas últimas décadas do século XX, diversos pensadores se debruçaram a analisar o fenômeno multifacetado denominado Crise da Modernidade e sua racionalidade justificadora. Acerca deste fenômeno, assinale a alternativa INCORRETA:
a)Incapacidade do modelo jurídico hegemônico em dar respostas satisfatórias a conflitos contemporâneos, demonstrando a ausência de um descompasso entre a teoria e a prática. CORRETA
b)Concepção do Direito Moderno enquanto norma ou instituição, reduzido ao direito estatal, com ausência de diálogos, vínculos e relações com demais campos de saber.
c) A concepção do Direito enquanto um conjunto ordenado e racional de princípios universais, tende à homogeneização do modo de ser e viver, ignorando outras formas de expressões e compreensões sociais, culturais e jurídicas (pluralismo jurídico).
d) Hermenêutica substitui a estrita legalidade demonstrando as contradições e limites do direito tradicional, abrindo possibilidades de compreensão de múltiplos espaços de fonte normativa.

Respostas

respondido por: paulo4cettrap
21
a)Incapacidade do modelo jurídico hegemônico em dar respostas satisfatórias a conflitos contemporâneos, demonstrando a ausência de um descompasso entre a teoria e a prática. 
Perguntas similares